Avaliada em 1,16 bilhão de euros segundo o Transfermarkt – cifras próximas ao valor de mercado do Brasileirão Série A, segundo o mesmo portal -, a Major League Soccer tem se fortalecido ano após ano, tanto em organização, quanto em qualidade técnica. Com uma capacidade cada vez maior de atrair talentos, especialmente os sul-americanos, o campeonato de elite do futebol estadunidense conta até mesmo com alguns campeões continentais atuando em seus gramados.
A seguir, o 90min elenca 5 campeões de Libertadores que disputam a MLS em 2023:
1. Facundo Quignón
Idade: 29 anos
Posição: Volante
Clube atual: FC Dallas
Campeão da Libertadores em: 2014, pelo San Lorenzo
Jogador do FC Dallas desde 2021, o meio-campista argentino, revelado pelo San Lorenzo, foi campeão continental por seu clube formador antes de rumar ao Lanús em 2018.
2. Sebastián Driussi
Idade: 27 anos
Posição: Meia-atacante
Clube atual: Austin FC
Campeão da Libertadores em: 2015, pelo River Plate
Top-3 entre os jogadores mais valiosos em atividade na MLS, o meia-atacante argentino é cria do River Plate, tendo feito sua estreia pelo clube millonario em 2013. Participou ativamente da campanha do título em 2015.
3. Cristian Dájome
Idade: 29 anos
Posição: Atacante
Clube atual: Vancouver Whitecaps FC
Campeão da Libertadores em: 2016, pelo Atlético Nacional (COL)
Contratado pelo Atlético Nacional em meados de 2016 com a temporada em andamento, o ponta participou pouco da campanha, mas fez parte do grupo campeão da Libertadores naquele ano. Está na MLS desde 2020.
4. Santiago Sosa
Idade: 23 anos
Posição: Meio-campista
Clube atual: Atlanta United
Campeão da Libertadores em: 2018, pelo River Plate
Promovido ao elenco profissional do River em 2018, Sosa precisou de pouquíssimo tempo na equipe principal para celebrar o primeiro grande título de sua carreira. Após se destacar pelo gigante millonario e pelas seleções de base da Argentina, acabou se transferindo à MLS.
5. Miguel Trauco
Idade: 30 anos
Posição: Lateral-esquerdo
Clube atual: San José Earthquakes
Campeão da Libertadores em: 2019, pelo Flamengo
Se você procurar o lateral peruano no pôster do Flamengo campeão da Libertadores de 2019, não vai encontrar. Mas Trauco recebeu a medalha de campeão por ter participado de parte da campanha, tendo feito parte do elenco até as oitavas de final. Foi negociado na metade daquele ano.
Fonte: 90min