As recomendações de filmes e séries personalizadas da Netflix ajudam encontrar novos conteúdos potencialmente interessantes com mais facilidade. Mas, afinal, como os algoritmos da plataforma de streaming sabem o que as pessoas desejam assistir?
- Como assistir filmes e séries na Netflix pelo celular
- Netflix está no Zap! Saiba como conseguir figurinhas de séries e filmes
Em suma, ao acessar a Netflix, o sistema de recomendações estima a probabilidade de você se interessar por um título específico do catálogo com base em uma coleta de dados previamente realizados. Esses dados incluem:
- Histórico de visualização e classificação do que assistiu
- Preferência similar de outros assinantes
- Informações sobre o conteúdo assistido, como gênero, categorias, atores.
Além disso, os algoritmos também consideram o horário que você costuma acessar o aplicativo, os aparelhos utilizados e a quantidade de tempo que passa assistindo. Tudo isso influencia o sistema de recomendações e o leva a tomar decisões para ajudar o assinante a encontrar as opções mais adequadas.
–
Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
–
Vale mencionar que os algoritmos não coletam dados demográficos, como idade ou gênero, para exibir as suas recomendações. Se você não achar o quer assistir, pode utilizar o campo de pesquisa para buscar um título específico. Os primeiros resultados sã baseados em pesquisas e termos similares feitos por outros assinantes.
Como ajustar o sistema de recomendações
Ao criar uma conta ou adicionar um novo perfil, a Netflix pede para você escolher títulos que goste para conhecer melhor as suas preferências. Essas opções ajudam a moldar o sistema de recomendações, mas também é possível deixar de preencher esse requisito e visualizar uma seleção de filmes e séries populares e variados.
Ao longo do tempo, à medida que você passar tempo assistindo aos conteúdos, o sistema de recomendações passa a levar em conta as opções mais recentes de títulos para realizar mais sugestões.
Ademais, além de exibir os títulos personalizados na página inicial, a Netflix também utiliza sistemas complexos para apresentar títulos nas fileiras em ordem de preferência — ao menos daquilo que ela identifica ser a preferência do usuário.
Cada fileira conta com três camadas de personalização: a escolha da fileira (“Continuar Assistindo”, “Em alta” e demais gêneros), quais títulos aparecem e as suas classificações. As fileiras mais recomendadas são priorizadas no topo da tela.
A Netflix também disponibiliza uma página sobre privacidade e segurança que fornece mais informações sobre como ela captura os dados dos assinantes e utiliza essa informação para aprimorar algoritmos e tornar o sistema de recomendação ainda mais eficaz.
Trending no Canaltech:
- Kang diz qual dos Vingadores é o herói que mais teme na Marvel
- Cientistas clonam o ChatGPT gastando apenas R$ 3 mil
- WhatsApp lança “sala de espera” para barrar novos membros em grupos
- O que significa marmita de casal?
- Chuva de meteoros inédita pode surgir hoje à noite. Saiba como ver!
- Por que cavalos precisam usar ferradura?
Fonte: Canaltech