A expansão de uma fábrica da empresa Jack Daniel’s, do grupo Brown-Forman, foi paralisada em meio a uma disputa judicial nos Estados Unidos. Moradores da cidade de Lynchburg, no condado de Lincoln, no Tennessee, alegam que as atividades envolvendo a produção do popular “uísque” — oficialmente, é considerado um bourbon, já que a destilação é feita a partir do milho — provocou uma invasão de um tipo de fungo preto na região.
- Fungo descoberto no Brasil se espalha cada vez mais e procupa saúde pública
- 6 curiosidades sobre fungos que ninguém te contou
Embora seja estranho pensar que a produção de bebidas cause uma invasão de fungos, esta é uma relação já conhecida pela ciência desde a década de 1870. Naquele momento, na França, foi descoberto que o fungo Baudoinia compniacensis se alimentava dos gases gerados pela bebida, enquanto ela “descansa” nos barris de carvalho envelhecido.
Basicamente, o fungo se alimenta do álcool presente no ar e pode se espalhar para locais próximos. Nesses casos, casas, prédios, estátuas, árvores, carros, placas e outros objetos próximos podem ser cobertos por uma crosta escura, como os moradores alegam ocorrer no condado. A camada pode até ser confundida com a poluição, mas é o fungo se proliferando.
–
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
–
Confira o que o fungo tem feito na cidade, segundo o jornal independente Frisch Report:
Lynchburg, Tennessee — Town blanketed by black ‘whiskey fungus’ after Jack Daniel’s failed to stop emissions leaking from its barrel houses. pic.twitter.com/rGjTxu8GSG
— Frisch Report (@FrischReport) March 4, 2023
Entenda a disputa judicial e o caso envolvendo a invasão de fungos
Para entender o caso, a Jack Daniel’s já tem seis armazéns, conhecidos como “casas de barris”, para envelhecer uísque no condado norte-americano. Além dessas instalações, há um projeto — agora, paralisado — para a construção de um sétimo prédio para ampliar a produção local. Possivelmente, o mesmo terreno ainda poderia abrigar um oitavo.
No entanto, esta não é a vontade de um grupo de moradores da região. Para a BBC, a proprietária de um espaço para eventos, Christi Long, conta que o fungo tem prejudicado seus negócios, enquanto se impregna pelo prédio, portão e até árvores do local.
Inclusive, foi ela quem deu início ao entrave judicial em janeiro deste ano. Long pede que filtros sejam instalados nos armazéns, o que deve controlar a quantidade de álcool “vazada”. Após analisar o caso, um juiz decretou a suspensão da construção, alegando que a obra não havia sido devidamente aprovada e novas licenças são necessárias.
Para o jornal Lexington Herald-Leader, um porta-voz da empresa disse: “Respeitamos a decisão do chanceler [emitida pela justiça] e esperamos trabalhar com o Condado de Lincoln para obtermos licenças atualizadas”. Ele também acrescenta que “a destilaria Jack Daniel’s continuará a cumprir os regulamentos e padrões da indústria em relação ao projeto, construção e licenciamento”.
Trending no Canaltech:
- Após ejeção de massa coronal, tempestade solar pode chegar à Terra
- Aranha mais venenosa do mundo é capturada em Santa Catarina
- Cometa se aproxima após 80 mil anos e pode brilhar mais que Vênus no céu
- Suposta “chuva de vermes” na China viraliza nas redes; o que teria acontecido?
- Onde assistir aos filmes indicados ao Oscar 2023
- Fla x Flu | Como assistir ao clássico do Campeonato Carioca ao vivo?
Fonte: Canaltech