Na manhã da última segunda-feira (27), faleceu Josefa Maria da Conceição, com 121 anos, brasileira que era candidata a bater o recorde de pessoa mais idosa viva no mundo. Ela morava no município de Pilar, em Alagoas, na região da Grande Maceió. Agricultora de profissão, a popular “Dona Josefa” nasceu em 1902, já quebrando o recorde de alagoana mais velha do Estado.
- Gata de 27 anos quebra recorde de mais velha do mundo
- Morre Irmã André, a pessoa mais velha do mundo, aos 118 anos
Ela passou uma semana acamada antes de ir a óbito, segundo o relatou seu médico ao veículo UOL. Josefa recebia cuidados da família e acompanhamento de uma equipe de assistência médica domiciliar do programa “Melhor em Casa”, e viveu seu último momento no próprio lar. Se negando a ir a consultas médicas, ela também não se alimentava há algum tempo.
🇧🇷 Brasil:
Brasileira candidata a recorde de mais velha do mundo morre em AL. Dona Josefa Maria da Conceição faleceu aos 121 anos. pic.twitter.com/DLyowiVp8g–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/
–— Notícias paralelas (@A_MelhorNoticia) February 28, 2023
A vida de Josefa e o quase recorde
Os aspectos surpreendentes da longeva alagoana não param por aí — ela teve 22 filhos ao longo da vida, mas apenas 4 deles estão vivos atualmente, sendo que 2 moravam com ela. Uma das netas de Dona Josefa, Miquesia Katyuscia Lima da Silva (a mais nova, com 14 anos), também relatou ao UOL que já perdeu a conta da quantidade de netos da idosa. Ela teria 45 ou mais.
Abatidos, os familiares estavam animados com as chances da mais velha pessoa da família entrar para o Guinness Book. O corpo de Josefa foi velado também em sua própria casa, tendo sido sepultado na última terça-feira (28), às 10 horas, no cemitério Frei Damião. O contato para reconhecimento do recorde havia sido feito pelo prefeito de Pilar, Renato Filho, do MDB. Restava apenas aguardar a visita dos avaliadores, que receberam documentos para comprovação.
Después de la muerte de la francesa Lucile Randon, la nueva persona viva más longeva del mundo es María Branyas Morera (nacida el 4 de marzo de 1907 en Estados Unidos), de 115 años y 319 días, vive en la ciudad de Olot, Cataluña, España. pic.twitter.com/wdJGWE2Sn2
— LongeviQuest Supercentenarios (@Supercentenaria) January 17, 2023
No momento, a pessoa mais idosa do mundo como reconhecido pelo Guinness Book é María Branyas Morera, de 115 anos, alçada à condição após a morte da recordista anterior Lucile Randon, ou Irmã André, que tinha 118 anos e faleceu em janeiro deste ano. De acordo com a prefeitura de Pilar, município de Josefa, ela “testemunhou grande parte da história do município e ficará para sempre na memória dos pilarenses. A administração municipal e todos os seus gestores e servidores expressam condolências aos familiares e amigos nesse momento de dor”.
Trending no Canaltech:
- Estudo indica tempo diário mínimo de atividade física para manter a saúde
- OMS alerta para o risco de disseminação do vírus Marburg
- Doença de Alzheimer está relacionada com frutose no cérebro
- Família quadrúpede: turcos que andam de quatro geram polêmica na ciência
- Apple | O que significa o “i” em “iPhone”, “iPad” e “iMac”?
- As 10 séries mais assistidas da semana (26/02/2023)
Fonte: Canaltech