Tecnologia

Spotify decreta fim do like nas músicas, mas por uma boa razão

Publicidade



Spotify decreta fim do like nas músicas, mas por uma boa razão - 1

O Spotify anunciou uma mudança importante para o seu serviço nesta segunda-feira (27) ao juntar o botão de coração (❤️) ao símbolo de adição (+) em uma só coisa. A troca deve acabar com o conceito de like (curtir) para dar um sentido mais simplificado à funcionalidade.

No streaming musical, o ícone de coração era usado para salvar músicas, álbuns e podcasts favoritos. O problema é que também se usava o botão Mais (+) para adicionar uma canção à lista de reprodução, por exemplo. Muita gente não sabia disso, portanto deixava de usar o recurso por confundir com o like das redes sociais.

Tudo será resumido apenas ao símbolo de adição, que permitirá guardar qualquer música, playlist ou podcast com um simples toque. Segundo a plataforma, a renovação é uma forma de criar uma experiência “mais intuitiva” para facilitar o uso.


Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.

Como usar o botão Mais (+) no Spotify?

Onde havia coração antes, agora deve haver o botão + atualizado. Em vez de apenas guardar de maneira aleatória no seu perfil, o recurso atualizado vai permitir a troca do destino do conteúdo salvo. Basta tocar na marca de seleção verde para escolher em qual playlist aquela música ficará registrada.

Spotify decreta fim do like nas músicas, mas por uma boa razão - 2
Você poderá tocar no botão novo em vez do coração para executar a mesma função de antes (Imagem: Reprodução/Spotify)

Se o usuário quiser adicionar um álbum inteiro à biblioteca, ele poderá fazê-lo pelo ícone de adição. Isso valerá também para listas de reprodução ou audiolivros, igualmente com a exibição do “tick verde” de adição com sucesso.

O streming musical fez testes antes de implementar a novidade e disse ter notado uma economia de tempo no uso do botão Mais no lugar do coração. Dados mostraram que mais gente escutou o conteúdo novamente após tê-lo salvo com o atalho unificado.

Este botão redesenhado já começou a ser distribuído para todos os usuários ao nível global. A troca deve chegar inicialmente para iOS e Android em algumas semanas, mas ainda sem previsão na versão para Windows e na web.

Recentemente, a plataforma fez uma parceria com o BeReal para exibir na rede social o que a pessoa está ouvindo no Spotify. O serviço também ganhou um widget inédito para Windows 11 para otimizar a exibição de conteúdos no acesso rápido.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech