Empresas estão investindo em inclusão no mercado de trabalho tecnológico, através de cursos de capacitação exclusivos para grupos sub-representados no setor, como pessoas negras, com deficiência (PcD) ou de baixa renda. Os cursos oferecem formação em programação, engenharia de dados, design, entre outros setores de tecnologia.
- Startup lança curso gratuito de criação ChatGPT para desenvolvedores
- Cursos grátis de tecnologia | Programação para mulheres e jovens de baixa renda
Confira os cursos da semana no Canaltech, a seguir;
TIVIT + IOS
A TIVIT, multinacional brasileira, está com 35 vagas abertas para a segunda edição do seu programa Acelera Devs PcD, em parceria com o Instituto Oportunidade Social, voltado para pessoas com deficiência que desejam iniciar uma carreira em TI. Os interessados podem se inscrever até o dia 3 de março, pelo site da organização.
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/
–
O curso é 100% gratuito e conta com 200 horas de conteúdos que envolvem lógica de programação, banco de dados, Java, UML, comunicação e soft skills. As aulas serão ministradas presencialmente no Instituto de Oportunidade Social (IOS), parceiro do Acelera Devs PcD, localizado na Avenida General Ataliba Leonel, 245, Santana, na cidade de São Paulo (SP).
Ipiranga + Gama Academy
A Ipiranga, em parceria com a Gama Academy, anunciou o programa Inclusão Tech, que visa capacitar e contratar pessoas com deficiência para atuar com Product Design ou Engenharia de Dados na empresa. O programa visa formar 300 pessoas, com a possibilidade de 25 serem contratadas pela Ipiranga ao final do programa.
Com duração de 140 horas na etapa preparatória, o curso conta com trilhas de ensino voltadas para produtos e dados. Entre os treinamentos, estão metodologias ágeis, UX design, lógica de programação e business intelligence. Para participar, é necessário ser maior de 18 anos e ter disponibilidade para residir no Rio de Janeiro, se necessário. Os candidatos não precisam ter conhecimento prévio em qualquer área relacionada e podem realizar a inscrição pelo site, até o dia 22 de março.
Logicalis
Logicalis anunciou o lançamento do programa Level Up, que visa impulsionar a carreira de grupos minoritários por meio da capacitação em tecnologia da informação. A primeira edição é direcionada para pessoas negras com mais de 18 anos que já tenham concluído algum curso profissionalizante ou técnico em TI.
São 120 vagas divididas para três turmas, em que cada uma terá uma jornada de aprendizado diferente. Os interessados em participar podem se inscrever até 15 de março no site da Level Up.
Banco PAN
O Banco PAN, em parceria com a plataforma educacional DIO, está com as inscrições abertas para o Banco PAN Java Developer, um Bootcamp que oferece gratuitamente formação profissional em tecnologia. O programa vai distribuir 5 mil bolsas integrais para formar programadores de software. As inscrições vão até 3 de março e podem ser realizadas pelo site da DIO.
Em sua terceira edição, o bootcamp seguirá o mesmo modelo dos anos anteriores, priorizando inscrições para pessoas de baixa renda e grupos sub-representados. O curso oferece certificado e, para os alunos que apresentarem o melhor desempenho, oportunidades de emprego no PAN.
Trending no Canaltech:
- O que era a esfera metálica que apareceu na praia do Japão?
- Família quadrúpede: turcos que andam de quatro geram polêmica na ciência
- Doença de Alzheimer está relacionada com frutose no cérebro
- O que é melhor: carro com motor de 3 ou 4 cilindros?
- Apple | O que significa o “i” em “iPhone”, “iPad” e “iMac”?
- As 10 doenças que mais matam no mundo
Fonte: Canaltech