Wandinha, série de fantasia assinada por Tim Burton, é certamente um dos grandes acertos da Netflix em 2022. Com oito episódios e uma segunda temporada confirmada, a produção conquistou o público e a crítica especializada e tem se mantido no top 10 do streaming desde o seu lançamento. O sucesso é tamanho que a série já teve mais de um bilhão de horas assistidas.
- Wandinha passa Stranger Things e é a série mais assistida em uma semana
- O que explica o sucesso de Wandinha na Netflix?
Aproveitando esse êxito internacional, a Netflix vem divulgando diversos conteúdos sobre a série, como making ofs, curiosidades e até mesmo um site sobre a Escola Nunca Mais (Never More Academy) — colégio para desajustados e excluídos que tem como alunos sereias, vampiros, gárgulas e outras criaturas especiais, incluíndo a protagonista.
Pensando nisso, o Canaltech listou 5 curiosidades sobre a Never More Academy, o colégio macabro onde Wandinha foi estudar.
–
Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
–
5. O site
Chamado escolanuncamais.com.br, o site da Escola mostra a fachada do local e um vídeo com a diretora Gwendoline (vivida por Larissa Weems). Além disso, traz uma mini-biografia dela e um texto explicativo sobre a instituição.
No mural de ex-alunos ilustres, constam os nomes de Mortícia, Edgar Allan Poe e do Primo Coisa. Já no dos estudantes estão Bianca, Yoko e a própria Wandinha que escreveu o seguinte recado:
“Os alunos da Escola Nunca Mais são tão simpáticos que chega a ser sufocante. Estou esperando eles dormirem para retribuir.”
4. Edgar Allan Poe
Por falar em ex- alunos, além de Edgar Allan Poe aparecer no mural como um dos ex-estudantes da Never More Academy, a série traz inúmeras referências ao escritor estadunidense do século XIX — inclusive uma estátua dele dentro do colégio.
Uma delas é o próprio nome da escola, que faz alusão ao poema O Corvo de 1985, no qual o pássaro repete inúmeras vezes a palavra “nevermore” (nunca mais).
E, por falar em corvo, o animal também ganha destaque na série, seja na mesa da diretora ou nas visões da própria Wandinha. Ele também serve de referência para o nome do baile estudantil (aquele que Wandinha faz a icônica dança); RaveN (de corvo, em português).
3. Copa Poe
Outra referência à Allan Poe é a própria Copa Poe, torneio da escola no qual os alunos se dividem em equipes e disputam uma corrida de barco, sendo que cada veículo é batizado com o nome de um poema do autor gótico.
O barco de Wandinha e Enid é chamado de O Gato Preto, já os demais ganharam o nome de “O Poço e o Pêndulo”, “O Escaravelho de Ouro” e “O Barril de Amontillado”.
2. Escola centenária
Uma curiosidade sobre a escola de Wandinha que não pode ficar de fora da nossa lista é o fato do local ser muito antigo. De acordo com o que é mostrado na série, o colégio foi fundado há mais de 200 anos, e já teve como alunos o próprio Gómez e a Mortícia Addams.
1. Gravações na Romênia
A Escola Nunca Mais não existe na vida real, é claro, e para criá-la foram usadas mais de uma locação. Para as cenas externas, foi escolhido o Castelo Cantacuzino, localizado na cidade de Busteni (cerca de 140 km da capital da Romênia, Bucareste). O local fica em uma região rural que anteriormente havia sido um campo de caça, e atualmente, fica aberto à visitações e exposições artísticas.
Já as gravações internas aconteceram na Casa Niculescu-Dorobantu e na Casa Monteoru, ambas em Bucareste.
Vale lembrar que nem todas as cenas foram gravadas externamente – algumas utilizaram estúdios próprios. Além disso, para concluir a série, a equipe de Wandinha passou de seis a sete meses no leste europeu.
E se você ficou curioso com as locações, pode visitar alguns desses castelos em um tour guiado na Romênia. Os preços variam e custam entre R$40 e R$50.
Gostou das curiosidades? Para ver e conhecer um pouco mais da Escola Nunca Mais (Never More Academy) assista Wandinha na Netflix.
Trending no Canaltech:
- Leão-das-cavernas de 28 mil anos é tão preservado que dá para ver seus bigodes
- 13 filmes adiados que serão lançados em 2023
- Liga metálica é cem vezes mais forte que grafeno mesmo em temperaturas extremas
- Carro movido a energia solar entra para o Livro dos Recordes
- Forte explosão solar foi registrada por observatório da NASA
- Quem é Peter Norton, “o cara” dos antivírus dos anos 1990
Fonte: Canaltech