O Twitter voltará a permitir propaganda política nos Estados Unidos, anunciou a empresa nesta terça (3). A circulação de publicidade ideológica na rede social foi suspensa em 2019 sob a gestão de Jack Dorsey, que defendia a ideia de que os anúncios seriam problemáticos e poderiam influenciar o voto dos usuários.
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“Acreditamos que a publicidade baseada em causas pode facilitar a conversa pública sobre tópicos importantes”, pontuou a empresa através do perfil oficial Twitter Safety. “Hoje, estamos flexibilizando anúncios com base em causas nos EUA. Também planejamos expandir a publicidade política que permitimos nas próximas semanas”, concluiu o tuíte.
We believe that cause-based advertising can facilitate public conversation around important topics. Today, we’re relaxing our ads policy for cause-based ads in the US. We also plan to expand the political advertising we permit in the coming weeks.
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–— Twitter Safety (@TwitterSafety) January 3, 2023
A plataforma de Elon Musk vai se adequar às normas publicitárias aplicadas a canais de TV e outros veículos de comunicação para viabilizar a circulação de propaganda política. “Como acontece com todas as mudanças de política, primeiro garantiremos que nossa abordagem de revisão e aprovação de conteúdo proteja as pessoas no Twitter”, complementou na publicação.
Não há detalhes sobre as novas regras de publicidade do Twitter, tampouco uma previsão de quando entrarão em vigor. É provável, porém, que a companhia divulgue a documentação relacionada de forma aprofundada no futuro.
Mais anunciantes no Twitter
Ao abrir o leque de anunciantes para publicidade política, o Twitter abre espaço para mais clientes interessados em espaços na plataforma (ou seja, mais dinheiro). A decisão da plataforma não é inédita, já que o Facebook viabiliza a circulação de anúncios relacionados a causas na rede social.
O momento em que esse anúncio é feito, porém, chama a atenção para a situação financeira do Twitter. Assim que Elon Musk assumiu e começou sua “onda de renovação”, muitos anunciantes pausaram a reprodução de propaganda da rede.
Recentemente, a empresa chegou a ser processada por dever mais de US$ 136 mil em aluguel dos escritórios da sede do Twitter. A primeira notificação quanto a inadimplência chegou em 16 de dezembro, dando o prazo de cinco dias para o pagamento, segundo apurou o site Bloomberg.
Publicidade política, mas não eleitoral
Ao mencionar publicidade política, o Twitter se refere a anúncios relacionados a temas da sociedade, como equidade social, gestão ambiental e engajamento cívico. Anteriormente, esses temas de publicidade eram permitidos no mundo inteiro, mas não nos Estados Unidos.
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Fonte: Canaltech