Tecnologia

Como funciona a tecnologia de captura de movimentos

Publicidade



Como funciona a tecnologia de captura de movimentos - 1

Tem alguns filmes, como Planeta dos Macacos, ou jogos como The Last of Us com animações tão incríveis que pode trazer uma dúvida: “que magia é essa, Lu?” Não é magia não, é tecnologia! É feita de um jeitinho bem especial, com a captura de movimentos.

Você sabe o que é e como funciona? Dá uma olhadinha na matéria abaixo que te conto como funciona a captura de movimentos e alguns exemplos bem especiais.

Como funciona a captura de movimentos

A captura de movimentos ou mocap – diminutivo em inglês que significa “motion capture” – é uma técnica de gravação de movimentos dos atores que serve como referência para os artistas digitais, transformando o que a câmera capturou em animação 2D ou 3D.


Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!

Os atores utilizam roupas bem especiais, normalmente em um fundo neutro. Isso acontece porque o fundo neutro facilita a captura de movimentos, sem objetos movimentando que podem atrapalhar o processo.

?rel=0&hd=0″ width=”640″ height=”385″ frameborder=”0″ allowfullscreen=”1″>

Ah! Tá vendo esses pontinhos no rosto do ator no vídeo? São muito importantes para capturar todos os detalhes e emoções do momento, dando mais realismo a animação, sabe? Em alguns casos também são acompanhadas com uma câmera para gravar de perto as expressões.

Com a captura é feita, todos os arquivos são enviados para computadores e é aí que o trabalho dos animadores começa. Eles organizam tudo e começam várias etapas de animação, primeiro um pouquinho mais simples, depois acrescentando os detalhes importantes como expressões e textura.

?rel=0&hd=0″ width=”640″ height=”385″ frameborder=”0″ allowfullscreen=”1″>

É incrível como a tecnologia pode ajudar a arte a atingir resultados incríveis, né? Compartilha esse texto com seus amigos curiosos com os bastidores e nos vemos em breve!

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech