O estágio central do foguete Long March 5B, da China, desceu na região centro-sul do oceano Pacífico durante a manhã desta última sexta-feira (4). O veículo foi lançado no fim de outubro, levando ao espaço o terceiro e último módulo da estação espacial chinesa Tiangong. Desde então, o estágio seguiu na órbita terrestre sem sinais de que faria uma reentrada segura e controlada. Agora, seu retorno preocupou especialistas e afetou o espaço aéreo na Europa.
- Lixo espacial: o que é e por que preocupa os cientistas?
- Quem é o responsável legal caso um foguete atinja uma pessoa ou uma propriedade?
Após o lançamento, especialistas acompanharam a trajetória do foguete e tentaram prever onde ele poderia cair. Segundo o Comando Espacial dos Estados Unidos, o estágio reentrou e caiu no oceano, sem causar danos. “O Comando Espacial pode confirmar que o foguete Long March 5B, da República Popular da China, reentrou na atmosfera sobre o oceano Pacífico centro-sul às 7h01”, escreveram, em uma publicação.
#USSPACECOM can confirm the People’s Republic of China Long March 5B #CZ5B rocket re-entered the atmosphere over the south-central Pacific Ocean at 4:01am MDT/10:01 UTC on 11/4. For details on the uncontrolled reentry’s impact location, we once again refer you to the #PRC.
–
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!
–— U.S. Space Command (@US_SpaceCom) November 4, 2022
De fato, o foguete não atingiu nenhuma pessoa ou propriedade, mas a reentrada descontrolada afetou operações aéreas em diferentes locais. Na Espanha, parte do espaço aéreo nacional foi fechada como uma medida de precaução, e voos na Catalunha e em outras regiões foram restringidos durante a manhã. Já a França fechou parte do espaço aéreo sobre a ilha Córsega.
De acordo com um boletim da Agência Europeia de Segurança da Aviação, cidades em Portugal e na Itália também poderiam ser afetadas pela reentrada, e recomendaram que as Autoridades Nacionais de Aviação dos Estados membros considerassem implementar e notificar restrições aéreas.
Esta não é a primeira vez que foguetes da China reentram na atmosfera da Terra de forma descontrolada. Em julho de 2021, o estágio central do foguete que lançou outro módulo da estação reentrou descontroladamente na Terra, liberando detritos no oceano Índico. Já neste ano, um evento semelhante aconteceu com o estágio de outro foguete Long March 5B, que também desceu ao oceano Índico.
Trending no Canaltech:
- Homem cultiva uma das plantas mais perigosas do mundo na sala de casa
- Street View é mais um aplicativo famoso do Google a ir para o cemitério
- Nova rede social do criador do Twitter, Bluesky abre lista de espera
- Twitter demite funcionários no Brasil por e-mail na madrugada e impacta serviços
- Cientistas criam garra robótica inspirada nos tentáculos da água-viva
- Startup apresenta a primeira bateria de estado sólido do mundo impressa em 3D
Fonte: Canaltech