Anime é uma forma de arte bastante popular, com fãs no mundo todo, e no Brasil não é diferente. O estilo de animação oriental, tem seu início há muito tempo, olha só: as primeiras animações nesse estilo são do fim dos anos 1910.
Bastante tempo, né? Naquela época, toda animação era feita a mão, quadro a quadro, mas talvez você se pergunte: “como a animação de um episódio ou filme de anime é feita, Lu?” Dá uma olhadinha na matéria aqui embaixo que te conto!
Como é feita a animação de um anime
Sabe, o audiovisual é uma linguagem universal, então muitas etapas de animações produzidas no ocidente são iguais ao do oriente. Mesmo assim, uma coisa fica bem evidente: o resultado costuma ser, ou pelo menos sentimos que é, bem diferente. Você sabe por quê?
–
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
–
Acontece que os estúdios de animação japonesa tem um jeitinho especial de fazer as coisas. Eles são pioneiros em uma técnica chamada “Animação Limitada”, poupando o esforço de desenhar cenas parecidas a cada novo quadro. Assim, passa a sensação da cena ter mais movimento do que realmente tem.
Outra técnica bem interessante é que o uso de quadros por segundo (QPS) – número de imagens em um segundo para gerar movimento – é menor. O tradicional é o uso de 24 QPS, enquanto animes utilizam 12, e em alguns casos 6 ou 8.
Dá uma olhadinha no vídeo abaixo, para ver um exemplo de animação limitada! Ah! Se quiser assistir o vídeo inteiro tem que ligar a legenda, viu?
?rel=0&hd=0″ width=”640″ height=”385″ frameborder=”0″ allowfullscreen=”1″>Talvez você se pergunte: “mas Lu, isso não deixa a imagem com aspecto travado?” Na verdade, não! Junto com a Animação Limitada, os artistas podem movimentar apenas o que é necessário naquela cena. Além disso, pode abrir novas possibilidades criativas!
Menos quadros significa que o trabalho em cada um deles é maior, resultando em cenários mais detalhados e posicionamento de câmera diferente. Bem legal, né?
Trending no Canaltech:
- Homem cultiva uma das plantas mais perigosas do mundo na sala de casa
- Street View é mais um aplicativo famoso do Google a ir para o cemitério
- Nova rede social do criador do Twitter, Bluesky abre lista de espera
- Cientistas criam garra robótica inspirada nos tentáculos da água-viva
- Startup apresenta a primeira bateria de estado sólido do mundo impressa em 3D
- Estes 4 apps maliciosos para Android acumulam mais de 1 mi de instalações
Fonte: Canaltech