Games

O que já sabemos sobre Silent Hill Ascension

Publicidade



Durante a transmissão ao vivo de The Silent Hill Transmission, a Konami apresentou Jacob Navoke, o CEO da Genvid, para revelar Silent Hill Ascension. O jogo será, como ele disse, “um novo tipo de Silent Hill, uma experiência que você não viu até agora”, e seu foco multiplayer dará ao jogo a chance de se destacar de seus antecessores e outros próximos lançamentos da série.

The Silent Hill Transmission foi uma apresentação ao vivo de quase 40 minutos que mostrou o futuro da franquia Silent Hill, revelando uma série de novos jogos, uma continuação do filme de 2006 e vários colecionáveis ​​para os fãs de Silent Hill comprarem. O mais estranho desses anúncios, e possivelmente o mais interessante, foi Silent Hill Ascension.

Ao contrário do resto da franquia, esta entrada será uma experiência multiplayer experimental ao vivo. Enquanto Silent Hill já se interessou pelo multiplayer antes, com Book Of Memories sendo a oferta mais recente, Ascension parece estar tentando fazer algo totalmente novo. Confira abaixo o que já sabemos a respeito do jogo.

O que é a Silent Hill Ascension

Embora detalhes limitados tenham sido fornecidos sobre o projeto, há muitas informações que podem ser extrapoladas das entrevistas e do trailer que foram incluídos na transmissão ao vivo de Silent Hill. Jacob Navoke descreveu o projeto como “uma série interativa ao vivo, em tempo real” e observou que seria uma experiência de terror compartilhada destinada a imitar o mesmo tipo de medo coletivo que o público sente nos cinemas.

Ele descreveu um cenário em que milhões poderiam assistir ao vivo, mudar os resultados e fazer parte de cenas, tudo ajudando a ditar o futuro do cânone de Silent Hill. Foi enfatizado várias vezes que haveria “sem botão de reinicialização”, o que implica que a experiência de Ascension seria uma oportunidade multijogador única e não repetida.

Os fãs de narrativas do tipo “escolha sua própria aventura” podem estar familiarizados com a ideia por trás desse conceito ousado. Seja se reunindo em torno da TV para votar nas decisões tomadas no Bandersnatch da Netflix ou participando do modo mais formalizado “Crowd Play” apresentado em muitos dos jogos posteriores da Telltale.

O público se reúne para votar nos resultados de jogos com narrativas ramificadas há algum tempo. A principal diferença aqui é a finalidade da experiência prometida de Silent Hill Ascension. Fornecer apostas de alto nível e uma experiência não repetível seria algo verdadeiramente novo por si só, mas o estresse adicional de moldar permanentemente o futuro do cânone de Silent Hill é uma decisão ousada da Konami que potencialmente torna este um evento de videogame marcante.

Quem está desenvolvendo Silent Hill Ascension

O que já sabemos sobre Silent Hill Ascension - 2
Uma das empresas, é a responsável pelo jogo The Walking Dead: Last Mile

O jogo está sendo desenvolvido por um punhado de estúdios, incluindo Behavior Interactive, Bad Robot e, o mais interessante, Genvid Technologies. A Genvid é uma empresa de tecnologia com sede em Nova York, pioneira em novos tipos de experiências massivas de entretenimento ao vivo.

Embora Silent Hill Ascension pareça ser sua maior e mais ambiciosa data de projeto, ele tem alguns outros projetos relacionados a videogames com Pac-Man Community e The Walking Dead: Last Mile. Eles desenvolveram a tecnologia em que o Ascension será construído, MILES, um fluxo de dados personalizável que permite que o público interaja com a transmissão de várias maneiras.

Embora seja bom que existam exemplos anteriores da empresa para apontar como referência, parece que Silent Hill Ascension será algo totalmente novo.

O que Silent Hill Ascension significa para o futuro da franquia

Com a franquia Silent Hill adormecida nos últimos 10 anos, Ascension parece uma maneira emocionante de continuar o cânone da série. Silent Hill está em um lugar interessante, pois a combinação de sua longa ausência e a recepção menos favorável da maioria de suas entradas recentes deixa a franquia em uma posição onde provavelmente há poucos fãs hardcore que têm uma opinião forte sobre onde a narrativa da franquia deve ir no futuro.

Essa apatia coletiva normalmente seria um prejuízo para futuras parcelas, mas a Konami encontrou uma maneira de transformar isso em uma oportunidade. Fornecer às pessoas uma forma de ajudar a ditar os resultados do novo jogo é uma venda única que pode ajudar a atrair um público mais amplo para retornar à série ou conferir pela primeira vez.

Esse nível de envolvimento com a história também pode criar um senso de propriedade e comunidade em torno do futuro de Silent Hill, que deve encorajar as pessoas a conferirem as próximas parcelas e ver como suas escolhas estão se manifestando em outros projetos. Com Silent Hill Ascension programado para ser lançado em 2023, está prestes a ser o primeiro título lançado nesta nova era, iniciando o renascimento de Silent Hill com uma experiência projetada em parte pelos jogadores.

Silent Hill Ascension pode trazer um novo estilo de experiência

Se for bem-sucedido, esse estilo de experiências ao vivo multiplayer pode explodir em popularidade. A transmissão ao vivo como forma de entretenimento já é extremamente popular e os criadores estão sempre procurando novas maneiras de se envolver com seu público; não é muito difícil imaginar um cenário em que os steamers façam uma transmissão ao vivo de Silent Hill Ascension e conversem com seu público sobre as decisões que eles tomam coletivamente como um grupo.

Da mesma forma, as empresas estão sempre buscando novas maneiras de construir comunidades em torno de suas franquias, da mesma forma que os streamers cultivaram seu público fiel. Sessões de jogabilidade multijogador ao vivo, como Silent Hill Ascension, podem ser o catalisador que inaugura um novo tipo de experiência de entretenimento comum, capturando o mesmo tipo de zeitgeist que leva as pessoas ao Twitter após cada episódio de House Of The Dragon.

No entanto, em vez de simplesmente twittar suas opiniões, os fãs poderão ajudar a moldar os resultados e, em seguida, pontificar sobre a eterna questão de “E se?” É uma decisão ousada essencialmente colocar o futuro de uma franquia em votação. No entanto, como acontece com a maioria das narrativas ramificadas, a ilusão de escolha é uma ferramenta tão poderosa.

Na maioria dos jogos, os jogadores têm a oportunidade de voltar várias vezes, fazendo novas escolhas e descobrindo o quão flexível é a narrativa ramificada. Na maioria das vezes, não há uma diferença tão gritante entre os finais potenciais como se pode pensar inicialmente.

Silent Hill Ascension, por outro lado, tem o bônus adicional de nunca precisar puxar a cortina para trás. Como um evento de transmissão ao vivo não repetível, os jogadores podem nunca saber quais eram as outras opções ou quão diferente o final poderia ter sido.

Cabe então aos desenvolvedores criar uma narrativa envolvente e satisfatória que realmente faça os jogadores sentirem que tiveram um impacto, definindo o tom para experiências ao vivo semelhantes no futuro.

Quando será lançado Silent Hill Ascension

Silent Hill Ascension está programado para ser lançado em algum momento de 2023.

Via: Game Rant/Reddit/Silent Hill Forum

Fonte: Observatório de Games