O francês Karim Benzema ganhou a Bola de Ouro 2022. O centroavante e camisa 9 do Real Madrid confirmou o favoritismo ao superar fortes concorrentes e levou o prêmio de melhor do mundo no evento organizado pela revista France Football.
Sadio Mané (Bayern de Munique), Kevin De Bruyne (Manchester City), Robert Lewandowski (Barcelona) e Mohamed Salah (Liverpool) completaram o Top-5. E os argumentos para isso virão a seguir…
Protagonismo moral e técnico no maior clube do mundo
Contratado pelo gigante espanhol na janela de transferências de verão de 2009, Karim Benzema é o único remanescente da primeira década dos anos 2000 no atual elenco merengue, ou seja, é o atleta neste plantel com mais tempo de casa. Depois de longos anos à sombra de outras estrelas mais reluzentes, como Cristiano Ronaldo, o centroavante ocupou o vácuo de representatividade deixado pelas saídas de CR7, Sergio Ramos e Marcelo, se tornando a referência máxima do grupo blanco.
Tal liderança moral acabou se espelhando também em seu desempenho técnico: saudável e longe das lesões, emplacou, em 2021/22, a temporada mais prolífica da carreira em gols e participações para gols. Foram 50 bolas na rede e 16 assistências distribuídas, somando partidas por Real Madrid e Seleção da França. Sim, o grande nível de suas exibições lhe rendeu um retorno à nacional após longos anos de hiato. E não tardou nada para o camisa 9 se sagrar campeão com os Bleus…
Títulos, títulos e mais títulos, com artilharias
Números individuais costumam ter pouco valor em premiações se não vêm acompanhados de conquistas coletivas. Mas isso não é uma preocupação para Karim Benzema, afinal de contas, sua temporada 2021/22 foi marcada por títulos.
O centroavante francês ergueu três troféus de primeiro nível com o Real Madrid em 2021/22, além da Uefa Nations League em outubro passado pela França. O campeonato continental com a seleção, no entanto, tende a não ser considerado para este ciclo do Bola de Ouro, já que a competição é relativa ao calendário de 2020/21.
Mas as taças com a camisa merengue fazem, com sobras, o caso de Benzema: faturou a LaLiga, a Champions League e a Supercopa da Espanha, sendo o artilheiro máximo de todas as campanhas. No Campeonato Espanhol, marcou 27 gols e ficou com o Troféu Pichichi, honraria atribuída ao maior goleador da competição; na Liga dos Campeões, foram incríveis 15 gols anotados em 12 partidas; e na Supercopa da Espanha, dois tentos.
Curiosidades
- Benzema registrou mais contribuições diretas para gols do que Robert Lewandowski (57), Mohamed Salah (47), Erling Haaland (37) e Ciro Immobile (36) em 2021/22;
- Com 27 gols e 12 assistências em LaLiga, Benzema foi diretamente responsável por 48,75% dos tentos do Real Madrid no Campeonato Espanhol 2021/22;
- O centroavante francês marcou 10 gols em jogos eliminatórios da Champions 2021/22, maior influência de um único jogador desde Cristiano Ronaldo em 2016/17;
- Durante a “era Champions League”, o francês é apenas o quarto jogador a ganhar o Troféu Pichichi [artilheiro de LaLiga] e Chuteira de Ouro da Liga dos Campeões na mesma temporada;
Fonte: 90min