Na noite desta quarta-feira (12), Mohamed Salah emplacou um feito expressivo que, até então, somente outros cinco jogadores haviam conseguido na história da Champions League: anotou um hat-trick vindo, no decorrer da partida, do banco de reservas. O egípcio começou como suplente na partida entre Rangers e Liverpool, mas mesmo acionado tardiamente, conseguiu balançar as redes adversárias em três oportunidades.
Com base nas informações divulgadas pelo Misterchip – especialista em levantamento de dados relativos ao futebol -, estes são os 6 jogadores que vieram do banco de reservas e marcaram três gols em uma partida de Champions League.
1. Mohamed Salah (2022)
Preservado no início da partida contra o Rangers, Mohamed Salah entrou em campo quando o Liverpool já vencia por 3 a 1. O cenário favorável fez com que o egípcio se sentisse mais à vontade para desfilar seu futebol, dando um “show particular” no Ibrox Stadium: hat-trick em seis minutos – gols anotados entre 75′ e 81′ minutos -, recorde absoluto de velocidade.
2. Marcus Rashford (2020)
Por conta de sua irregularidade, Marcus Rashford divide opiniões entre torcedores do Manchester United. Um de seus melhores jogos com a camisa dos Red Devils aconteceu no dia 28 de outubro de 2020: entrou em campo aos 63′ no lugar de Greenwood e anotou três gols contra o RB Leipzig, transformando a vitória parcial em goleada por 5 a 0.
3. Kylian Mbappé (2019)
O PSG ainda não conseguiu concretizar o seu sonho de se consagrar campeão continental. Na temporada em que esteve mais perto disso, 2019/20, o time francês teve Kylian Mbappé como um dos grandes destaques durante a fase de grupos. Em 22 de outubro de 2019, entrou em campo no início da segunda etapa contra o Club Brugge e marcou três gols na goleada parisiense por 5 a 0.
4. Joseba Llorente (2008)
Em um dos anos mais especiais da história do Villarreal, Joseba Llorente marcou o seu nome na história da Champions League, anotando um hat-trick na goleada por 6 a 3 do Submarino Amarelo sobre o AaB Aalborg, da Dinamarca. Os gols do camisa 16 foram marcados nos minutos 67′, 70′ e 84′, ou seja, precisou de apenas 17 minutos em campo para brilhar.
5. Walter Pandiani (2001)
Na virada dos anos 2000, o PSG ainda não sonhava em ser uma potência europeia, ao passo que o Deportivo La Coruña era um dos grandes times de LaLiga. Em 7 de março de 2001, estes dois clubes protagonizaram um grande embate pela Champions, com vitória espanhola por 4 a 3. Quem decidiu os rumos do jogo foi o atacante uruguaio Walter Pandiani, autor de três gols no segundo tempo.
6. Uwe Rösler (1998)
O primeiro jogador de todos os tempos a marcar um hat-trick em UCL vindo do banco de reservas foi o alemão Uwe Rösler, na edição de 1998/99 do torneio continental. À época jogando pelo Kaiserslautern, o atacante foi responsável por três dos cinco gols de sua equipe na vitória por 5 a 2 sobre o HJK Helsinki, da Finlândia.
Fonte: 90min