O Google declarou que está ciente do erro que afeta imagens antigas no Google Fotos e que pretende lançar uma correção em breve. Segundo a empresa, as mídias originais não foram alteradas, logo se trata apenas de um problema de visualização, como já se suspeitava.
- Vai ficar mais fácil fazer pesquisa reversa no Google Imagens no Android
- 6 melhores alternativas ao Chrome OS
Usuários foram ao fórum de suporte do Fotos e ao Reddit para reclamar sobre fotos antigas corrompidas no serviço. Imagens hospedadas entre 2013 e 2015 apareciam com traços e pontos pretos e brancos, pequenos artefatos que davam uma aparência de rasgo. Além disso, algumas tinham áreas borradas, como se tivessem sido danificadas por água.
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/
–
É claro que tudo isso era impossível de ter acontecido pelo fato de os arquivos serem digitais, logo não estarem sujeitos às ações físicas. Mas o temor era de que tais imagens antigas pudessem ter sido permanentemente corrompidas, o que faria com que milhares de usuários tivessem suas memórias prejudicadas.
Felizmente, alguns afetados descobriram que basta limpar o cache do aplicativo para tudo voltar a funcionar. Agora, com a declaração do Google, as pessoas podem dormir mais tranquilas sabendo que a suas fotos mais velhas ainda estão intactas.
Quando o Google Fotos vai corrigir o bug das fotos antigas?
Ainda não se sabe que dia a atualização chegará, mas é provável que ela afete dispositivos Android e iOS. O Google Fotos é usado por usuários dos serviços da gigante das buscas para armazenar fotos e vídeos na nuvem, possibilitando sincronizar arquivos entre diferentes plataformas.
Passado o susto, é bom se lembrar da dica de ouro: jamais deixe arquivos importantes em um único serviço. Faça backups em mais um lugar para garantir que suas fotos digitais, documentos e outras mídias nunca serão perdidas em caso de indisponibilidade momentânea, ataque hacker ou encerramento do serviço.
Há pouco mais de duas semanas, o Google Fotos lançou um novo modo de visualização de mídias inspirado no TikTok. Além da tradicional navegação de fotos na horizontal, as pessoas também podem rolar a tela na vertical (de cima para baixo) para saltar entre pastas.
Trending no Canaltech:
- A Casa do Dragão │ Por que o príncipe Aemond Targaryen não tem um dragão?
- DART: NASA choca nave contra asteroide Dimorphos em transmissão histórica
- As 10 cenas de game over mais brutais dos games
- O que foi a Guerra das Armaduras e porque ela vai virar série no Disney+?
- DC Comics homenageia Stan Lee com sua versão do Superman em nova HQ
Fonte: Canaltech