A plataforma de social marketing Emplifi (antes conhecida como Socialbakers) divulgou um estudo sobre o recente desempenho dos conteúdos publicados no Reels, do Instagram. Foi quantificado o impacto e crescimento do formato de vídeo inspirado no TikTok em que, dentre as descobertas, os dados demonstram um engajamento 40% maior que conteúdos de vídeo tradicionais.
- 6 estratégias para vender mais no TikTok; confira
- Social commerce: conheça as vantagens da divulgação “boca a boca” digital
Para Zarnaz Arlia, diretora de marketing da Emplifi, as preferências por cada conteúdo estão mudando, situação que provocou um aumento no consumo de vídeos na plataforma.“Para responder a essa mudança, o Instagram está no caminho certo priorizando o conteúdo do Reels. Ao usar seu algoritmo para veicular vídeos para públicos maiores, o Instagram está ajudando as marcas a expandir seu alcance e aumentar o engajamento”, afirmou.
Com as mudanças, Kim Kardashian, Kylie Jenner, dentre outras personalidades nacionais e internacionais que possuem um grande número de seguidores, compartilharam um post que dizia “Faça do Instagram o Instagram novamente”. Apesar de não ter agradado a todos, o CEO do Instagram, Adam Mosseri, confirmou que as pessoas estão compartilhando mais conteúdos em vídeo.
–
Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
–
Os dados da pesquisa da Emplifi respaldam essa resposta de Mosseri às críticas. Segundo o estudo, embora o engajamento geral no Instagram tenha diminuído no ano passado, o Reels superou todos os outros tipos de postagem desde o início de 2022, ganhando mais interações do que imagens, vídeos regulares e postagens em carrossel.
Para Arlia, “os números são claros” e os usuários estão se envolvendo mais com o Reels do que qualquer outro formato de conteúdo do aplicativo – representando 20% do tempo que as pessoas passam no app, segundo o Instagram.
Desempenho do Reels no Instagram
Os dados da pesquisa demonstram que quase 50% das marcas do Instagram publicaram pelo menos um Reel no segundo trimestre de 2022 – um aumento significativo quando comparado aos 30% do ano passado. O engajamento em vídeos da categoria é quase 40% maior que postagens de vídeo tradicionais.
O estudo ainda aponta que o tipo de conteúdo curto é especialmente popular entre marcas esportivas, em que 60% das marcas já apostam no formato para aumentar o engajamento. As cinco empresas com maior engajamento no Reels são: Pleasing, Netflix, Tesla, Netflix Brasil e Lamborghini.
Vale ressaltar que, por mais que as marcas estejam utilizando cada vez mais o Reels como a sua estratégia de mídia social, o formato de vídeo ainda é minoria considerando o conteúdo geral das empresas – representando cerca de 7,5% do total de postagens, com exceção dos Stories.
As marcas ainda continuam investindo em postagens estáticas, mesmo que o engajamento seja menor. Para Arlia, o conteúdo de vídeo curto “veio para ficar” e, para maximizar o alcance, as marcas não tem escolha a não ser investir em Reels.
Trending no Canaltech:
- Criminosos usam novo método para burlar autenticação em duas etapas
- Quanto tempo levaria para “dirigir” até a borda do universo?
- Por que a Geração Z não gosta da linguagem de programação Python?
- O que foi a Guerra das Armaduras e porque ela vai virar série no Disney+?
- PayPal volta a oferecer cupons de R$ 50 e R$ 25; saiba como resgatar
Fonte: Canaltech