Tecnologia

TikTok lança recurso de duas câmeras copiado do BeReal

Publicidade



TikTok lança recurso de duas câmeras copiado do BeReal - 1

O TikTok lançou um recurso que copia a principal funcionalidade do BeReal: o uso simultâneo da câmera frontal e traseira em momentos aleatórios do dia. Chamada “TikTok Now”, a novidade começou a ser distribuída nesta quinta-feira (15).

A premissa do BeReal é gravar vídeos que mostrem o ambiente em volta e a sua reação em várias situações reais. O propósito é valorizar os pequenos momentos do dia a dia, inclusive de banalidades, por isso os alertas são enviados de modo aleatório e as fotos devem ser postadas sem filtro.

TikTok lança recurso de duas câmeras copiado do BeReal - 2
A guia do TikTok Now fica entre a Home e o botão de publicar (Imagem: Reprodução/TikTok)

O recurso no TikTok segue exatamente a mesma fórmula, inclusive porque permite até o uso de fotos, se você não é tão chegado nos vídeos curtos. O TikTok Now enviará avisos diários — emojis de raios com a frase “Time to Now” (“Hora do Agora”, em tradução livre) — para capturar vídeos de 10 segundos ou fotos estáticas com o que você está fazendo naquele momento.


Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.

O Now ganhou um espaço nobre na barra de navegação inferior do aplicativo, como uma guia ao lado do botão de publicação. Ainda não está claro se ele ficará posicionado ali para sempre, pois é onde as pessoas acessavam a lista de amigos, ou se é apenas uma forma da rede social chinesa dar destaque à sua recente adição.

BeReal é copiado por todos

Instagram e Snapchat já trabalham em recursos similares para valorizar os registros espontâneos. Ambos permitem usar o recurso da câmera de selfie e a traseira para fazer as filmagens, embora não haja o cronômetro de tempo aleatório para fazer isso.

TikTok lança recurso de duas câmeras copiado do BeReal - 3
Alertas surgiram na parte de cima da tela chamando o usuário a postar um Now (Imagem: Reprodução/TikTok)

Esse recurso se mostrou bastante popular por valorizar momentos simplistas, sem nada de especial nem montagens, mas foi mais aproveitado por influenciadores digitais.

Apesar do sucesso, também levantou alguma preocupação quanto aos stalkers, porque a localização precisa poderia ser compartilhada por engano. Para evitar isso, a ByteDance já adicionou seus tradicionais mecanismos de restrição, principalmente para adolescentes.

Usuários do TikTok com menos de 16 anos terão a conta do Now marcada como privada por padrão, logo só poderão compartilhar as imagens com o círculo de amizades. Para publicar os “BeReals do TikTok” no feed Explorar, somente se a pessoa for maior de 18 anos. Além disso, será possível configurar quem tem acesso aos posts e comentários, podendo limitar apenas aos amigos.

A novidade do TikTok já está disponível para usuários dos Estados Unidos. A outros países, incluindo o Brasil, deve chegar como um aplicativo independente, ainda sem data de lançamento programada.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech