Games

Pesquisa revela qual é o serviço de assinatura preferido dos jogadores e por que

Publicidade



Xbox e PGB (Pesquisa Game Brasil), apresentaram hoje em evento online para a imprensa uma pesquisa realizada em parceria entre as empresas, com detalhes sobre a evolução do mercado de PCs gamers no Brasil, e qual o perfil desse jogador.

De acordo com o levantamento, 41,2% declaram que jogam todos os dias, e do total de participantes, a maioria afirmou ter uma assinatura do Game Pass. A pesquisa também traz números relevantes sobre diversidade, com as mulheres representando 41% dos entrevistados, em um salto de quase 10% nos últimos dois anos para jogadoras de PC, e pretos e pardos com um total de 46,8% de quem joga no computador. Foram entrevistados mais de 13 mil players de PC gamer, desktop e notebook de todo o país.

Entre os players mais assíduos, 34,8% dos jogadores de PC afirmam jogar entre 1 e 3 horas por dia, e com idades variadas – a faixa etária entre 20 e 29 anos representa 16,4%, enquanto de 40 a 49 anos são 11,6% dos entrevistados. Bruno Motta, Sr. Category Manager de Xbox no Brasil, comenta o cenário cada vez mais diverso entre os jogadores de PC e as ações de Xbox para diferentes públicos.

“Continuamos com o compromisso de investir para entregar mais jogos e novidades para a comunidade de PC, e estamos no caminho certo ao conferir que o nosso serviço de games é o preferido do público a maioria que joga no computador. Hoje disponibilizamos mais de 100 títulos no Xbox Game Pass e buscamos trazer mais jogos no dia do lançamento para a plataforma, de mais desenvolvedores independentes e com vozes mais diversas”, explica.

O sistema operacional Windows é outro produto da Microsoft que está na preferência para quem joga no computador. Lançado há quase um ano, o Windows 11, que oferece uma série de recursos para proporcionar uma gameplay com alta qualidade gráfica, está entre os mais utilizados pelos players de PC.

Responsável pela organização da Pesquisa Games Brasil desde 2013, maior e mais popular pesquisa sobre games do país, Carlos Silva, Head of Game da PGB, aborda os avanços do público que joga no computador e o papel do levantamento.

“A principal oferta dessa pesquisa não está atrelada apenas aos seus dados, mas também o acesso ao conhecimento das pessoas que integram esse universo, e quais são os perfis por trás das telas dos computadores. Isso reforça o compromisso com a comunidade, que se mostra cada vez mais diversa, e o empenho de tornar esse ambiente cada vez mais plural, ajudando todos os jogadores a encontrarem o seu próximo jogo favorito”, comenta.

Desenvolvida pelo Sioux Group e Go Gamers, em parceria com Blend New Research e ESPM, a Pesquisa Game Brasil existe desde 2013. Toda o levantamento é desenvolvido com questionários proprietários com uma ampla cobertura e tópicos que envolvem o público gamer e todo o seu ecossistema, no Brasil e na América Latina, em países-chaves como Argentina, Chile, Colômbia e México.

Fonte: Observatório de Games