Não tenha dúvidas na hora de receber pelo Pix. O método de pagamento é muito popular pela velocidade e praticidade, mas também é muito importante conferir todas as informações necessárias para cobrar e obter o dinheiro em sua conta sem problemas.
Como receber um pagamento pelo Pix
Primeiramente, para poder usar o Pix é necessário cadastrar uma chave na sua conta bancária ou carteira digital. Cada app de pagamentos ou bancos possui uma área própria para o Pix, na qual o usuário pode transferir, cobrar e atualizar seus dados.
A chave é a forma de identificação usada para enviar um pagamento, e pode variar entre e-mail, número de telefone celular, CPF, CNPJ, código aleatório ou um QR Code. Dessa forma, a pessoa que irá transferir o dinheiro só precisa utilizar uma dessas informações para localizar a sua conta e realizar o pagamento, sem a necessidade de inserir conta bancária, agência ou qualquer outro detalhe.
–
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
–
Após a transferência, o dinheiro é enviado na hora para a sua conta, em qualquer hora do dia. Existem três métodos principais para receber pelo Pix: com as chaves tradicionais, por QR Code ou pelo Copia e Cola. Veja, a seguir, como usar cada opção.
1. Como receber um Pix pela chave cadastrada
Cadastrou sua chave e vinculou com sua conta bancária? Nesse caso, você só precisa informá-la para a pessoa que irá pagar. Em seguida, a pessoa terá que abrir a área do Pix no respectivo app do banco, selecionar a opção de pagamento, digitar a chave e informar o valor.
Pode ser mais fácil identificar sua conta e você tem uma chave com o seu número de telefone celular. Os apps de pagamento incluem uma função para acessar a lista de contatos da pessoa e informar todos os números da agenda com uma opção de Pix vinculada.
Para descobrir quais são as suas chaves, abra a área do Pix e selecione a opção “Minhas chaves”. Caso queria transferir os dados usados em outro banco, é possível solicitar a portabilidade.
2. Como receber um Pix por QR Code
O QR Code é muito utilizado por comerciantes para receber pelo Pix, pois é possível utilizar o mesmo código várias vezes para cobranças. Basta apenas escanear com a câmera do celular no app do banco, digitar o valor e enviar o pagamento para a chave do destinatário. Para cobrar com o código, siga esses passos:
- Abra a tela do Pix e toque em “Cobrar”;
- Em seguida, digite o valor da cobrança. Ao deixar em branco, o pagador precisa digitar a quantia na hora do pagamento;
- Avance para gerar um QR Code. Tire um print da tela ou toque no ícone de compartilhamento para enviá-lo a outras pessoas.
No caso de estabelecimentos comerciais, também é possível imprimir o código e exibi-lo. Nessa situação, é recomendável gerar o QR Code sem um valor definido. Alguns apps de banco, como o do Santander, permitem gerar códigos com prazo de validade e até mesmo cobrança de juros.
Como receber por QR Code em máquinas de cartão
O QR Code para Pix também pode ser usado em máquinas de cartão de crédito ou débito. Para comerciantes, traz uma grande vantagem por não cobrar taxas sobre o pagamento. Caso possua uma máquina em seu estabelecimento, entre em contato com a operadora para receber informações sobre como inserir o código.
3. Como receber um Pix pelo Copia e Cola
A função Copia e Cola é muito usada em plataformas de e-commerce, mas também pode ser aplicada para qualquer tipo de cobrança. No lugar do QR Code, é possível enviar um código em texto com o valor fixo do pagamento. Dessa forma, a pessoa pagadora copia e insere essa sequência no aplicativo para pagar. É um procedimento parecido com digitar o código de barras de um boleto ao invés de escaneá-lo.
Para gerar o código, siga os mesmos passos para criar o QR Code. Em seguida, toque em “Copia e Cola” para acessar o texto. Em seguida, adicione à àrea de transferência ou pressione o botão de compartilhamento.
Trending no Canaltech:
- WhatsApp começa a permitir que usuários escondam quando estão online
- Blonde | Cenas fortes de sexo causam polêmica em novo filme da Netflix
- Tardígrados podem sobreviver a décadas sem água, e agora sabemos como
- Rainha Elizabeth usava celular da Samsung com apenas dois contatos
- Backup: solução simples pode ser eficiente contra ataques ransomware
Fonte: Canaltech