Conhecido por ser 50% ódio e 50% tremedeira, o pinscher é uma raça de cachorro que costuma viralizar em vídeos nas redes sociais por sua braveza. Memes sobre o cão também são bastante comuns e compartilhados como figurinhas em conversa pelo WhatsApp e pelo Telegram. Toda essa fama de mau, contrasta com o seu diminuto tamanho.
- Dia mundial do cachorro | Como os pets melhoram nossa qualidade de vida
- Encontrado fóssil de ancestral do cachorro, de 24 milhões de anos, nos EUA
Apenas no TikTok, a hashtag brasileira #PinscherBravo acumula 162,4 milhões de visualizações. São tantos relatos e vídeos sobre esse cachorro que muita gente tem medo da raça, “porque pinscher é bravo” e pode ser muito traiçoeiro.
Para entender se o pinscher é bravo mesmo e o porquê da raça tremer tanto, o Canaltech conversou com a veterinária Julia Germano, da rede Pet de TODOS. Germano é especializada em comportamento animal e adianta que, às vezes, a tremedeira pode ser indicativo de uma doença — mas que viraliza apenas como algo engraçado.
–
CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
–
Me tornei aquilo q eu mais temia
Pinscher pic.twitter.com/zoR2OqCjJy
— Sincerity Memes (@sincerity_memes) May 11, 2020
Por que o pinscher é bravo?
Infelizmente, o pinscher bravo não é um mito criado e disseminado nas redes sociais, já que a braveza e os latidos podem ser características da raça, sim. Talvez, o que deve ser melhor entendido é o porquê disso acontecer. Na verdade, eles têm um instinto de proteção mais aflorado e não gostam de nada que possam colocá-los em perigo.
“Cães da raça Pinscher, embora pequenos, são destemidos, têm mais energia que o comum na espécie canina e possuem um instinto protetor mais aflorado que muitas outras raças de cães”, explica Germano. “Pela presença deste instinto, estão sempre dispostos a proteger sua família e seus pertences, mas muitas vezes acabam confundindo defesa com agressividade, por isso rosnam e latem frequentemente”, acrescenta.
O que pode deixar o pinscher bravo?
Basicamente, o pinscher pode ficar bravo com qualquer situação que gere desconforto. Entre as circunstâncias mais comuns, a especialista em comportamento animal destaca:
- Receber alguém desconhecido em seu território;
- Perder algum brinquedo;
- Perceber alguma situação que “ameace” seu tutor.
Outras raças de cães são tão bravas quanto o pinscher?
@lauralmee Ela é muito ciumenta pqp #pinscher #fy #pinscherbravo ♬ som original – Laura
Agora, quem acha que só o pinscher é bravo está enganado. Segundo Germano, “é importante destacarmos que cães de pequeno porte comumente são mais agressivos. Na visão deles, estão mais suscetíveis a ameaças e, por isso, atacam para se defender, como é o caso dos chihuahuas”.
Após descobrir o porquê do comportamento mais agressivo nesta raça, você já pode encarar o próximo vídeo de um pinscher bravo de uma nova maneira: é apenas um cachorro pequeno, super destemido, pronto para defender sua família de qualquer perigo — real ou imaginário.
A tremedeira do pinscher tem explicação?
Se 50% do pinscher é composto pela braveza, a outra parte é composta pela tremedeira e, aqui, temos uma explicação científica para isso. Segundo a médica veterinária, os pinschers normalmente tremem devido à Síndrome do Tremor Generalizado (STG). Isso, é claro, quando descartamos situações de frio e de medo intenso.
“A STG é comum em raças pequenas de cães, principalmente em cachorros da raça pinscher e Yorkshire Terrier, e decorre de inflamações causadas no cerebelo do animal”, afirma Germano. A partir de uma análise comportamental, “podemos observar essa situação de forma mais intensa em animais ansiosos ou que ficam agitados com facilidade”, acrescenta.
A seguir, confira um exemplo da tremedeira de pinscher:
Outras causas de tremores no cachorro
Aqui, “é importante destacarmos que esses tremores são comuns, mas podem indicar alguma doença se vierem a acontecer após o exercício [físico], por exemplo, porque pode ser sinônimo de fraqueza”, detalha a veterinária. Nesses casos, é indicado buscar a avaliação de um profissional.
“Para saber quando o animal está sofrendo da STG ou de alguma doença mais preocupante, o tutor deve se atentar ao momento em que ele treme: é após algum exercício de caminhada? Pode sinalizar fraqueza e uma possível doença que esteja abalando o organismo do animal, como anemia. É em algum momento de estresse ou de ansiedade? Então a resposta está na STG”, completa.
Trending no Canaltech:
- WhatsApp começa a permitir que usuários escondam quando estão online
- Tardígrados podem sobreviver a décadas sem água, e agora sabemos como
- Backup: solução simples pode ser eficiente contra ataques ransomware
- Como saber se um pen drive é falsificado?
- Mudança na órbita de Júpiter poderia tornar a Terra mais habitável
Fonte: Canaltech