O mercado de videogames movimenta bilhões de dólares por ano, e um dos fatores para isso acontecer são as franquias. Tratam-se de jogos tão famosos que já estão presentes no imaginário de qualquer gamer (e, às vezes, inclusive no de quem não costuma jogar).
Saiba a seguir quais são as franquias mais bem-sucedidas da história. Os dados se baseam na quantidade de jogos vendidos e foram coletados pelo site jornalístico TweakTown em parceria com a plataforma de dados Statista. O Canaltech averigou os dados e atualizou alguns deles com os números mais recentes.
Ranking de franquias mais vendidas do mundo
7. Minecraft: 238 milhões de unidades
Um jogo de LEGO no mundo virtual. Este pode ser um bom resumo de Minecraft, jogo em que é possível explorar, escavar, cortar itens, criar itens novos, construir cidades inteiras e muito mais.
–
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
–
Desde seu lançamento, em 2011, o game tem um apelo forte com o público infantil, sendo utilizado até em escolas e museus. A franquia faz tanto sucesso que tem ganhado, inclusive, outros títulos spin-off, como Minecraft Dungeons e o futuro Minecraft Legends.
6. FIFA: 325 milhões de unidades
O maior simulador de futebol nos games não poderia ficar de fora da lista. A franquia começou em 1993, com o lançamento de FIFA International Soccer para Mega Drive. Desde então, é lançado um jogo por ano, cada um contendo atualizações no gameplay e nos times. Um detalhe é que FIFA 23 será o último jogo da franquia a levar o nome FIFA no título; a partir de 2023, será EA Sports FC.
5. Grand Theft Auto: 375 milhões de unidades
Uma franquia polêmica, mas também amada e idolatrada. Seus jogos sempre passam em cidades fictícias, inspiradas na realidade, e contam histórias que tiram sarro da cultura americana. O sucesso é tanto que GTA V, de 2013, é considerado o produto de entretenimento mais lucrativo da história.
Aliás, você sabia que os dois primeiros GTA, lançados em 1997 e 1999, eram bem diferentes dos atuais? Ambos tinham um visual pixelizado em 2D, e suas câmeras eram posicionadas em cima, de forma área; ou seja, o jogador via apenas a parte de cima das cabeças dos personagens.
4. Call of Duty: 400 milhões de unidades
Call of Duty é uma franquia de tiro em primeira pessoa, cujo primeiro game foi lançado em 1999. Seus jogos sempre contam histórias sobre guerras, seja na Segunda Guerra Mundial, na Guerra Fria, ou em guerras imaginárias no presente e no futuro da humanidade.
Um dos maiores sucessos é Call of Duty: Warzone, um battle royale gratuito (assim como Fortnite e PUBG: Battlegrounds), que sempre figura nos rankings de games mais jogados.
3. Pokémon: 440 milhões de unidades
Temos que pegar! Pokémon foi criado por Satoshi Taijari, que teve a ideia de transportar para o mundo virtual o seu hobbie de infância de catalogar e colecionar insetos. Esse sonho se tornou realidade em 1996, com o lançamento de Pokémon Red & Green.
No ano seguinte foi lançado o anime, que rapidamente se tornou um fenômeno no Brasil e no mundo. Quem não lembra da apresentadora Eliana cantando A Força do Mestre, por exemplo?
2. Tetris: 495 milhões de unidades
Este quebra-cabeça infinito, em que o jogador deve completar linhas com blocos de diferentes formas, foi criado na extinta União Soviética (URSS) em 1994. Mais precisamente, no Centro de Computadores da Academia Russa de Ciências, em Moscou, por Alexey Pajitnov e Vladimir Pokhilko.
Desde seu lançamento, o game ganhou várias versões remasterizadas e reimaginadas, como Tetris 99 — um battle royale exclusivo de Nintendo Switch — e Tetris Effect — disponível para dispositivos VR (realidade virtual).
1. Mario: 681 milhões de unidades
O primeiro lugar tem que ser dele: o encanador narigudo e bigodudo da Nintendo. O primeiro jogo estrelado pelo personagem e seu irmão, Luigi, foi Mario Bros., lançado para Arcade em 1983; em 1985, foi lançado Super Mario Bros.
No entanto, sua primeira aparição ocorreu em 1981, no jogo Donkey Kong; na época, ele era chamado de Jumpman, e era um carpinteiro. Desde então, ele costuma ser lembrado como o personagem (e mascote) mais famoso do mundo, se estabelecendo como um ícone da cultura pop.
Trending no Canaltech:
- Astronauta diz ter tido “experiência transcedental” em caminhada espacial
- Brasil define nova idade mínima para laqueadura e vasectomia
- Qual é o aplicativo mais odiado no Brasil e no mundo?
- O céu não é o limite | Anel de Einstein, fotos do Sol, aurora boreal e mais!
- DC finalmente revela nome do Coringa
Fonte: Canaltech