Diferente dos cigarros, os rótulos de bebidas alcoólicas, como vinhos, cervejas e espumantes, não apontam para os riscos que podem causar o organismo. Do outro lado, o álcool pode provocar inúmeros problemas e ainda aumenta a possibilidade de alguns tipos de câncer. Neste cenário, cientistas pedem uma rotulagem mais consciente para estes produtos.
- Quase metade das mortes por câncer têm relação com fatores evitáveis, como beber
- Quando a humanidade passou a consumir álcool e drogas?
Publicado na revista científica The New England Journal of Medicine, o artigo que pede uma nova rotulagem para bebidas alcoólicas foi escrito por pesquisadores da Universidade de Harvard e da Universidade da Carolina do Norte, ambas nos Estados Unidos.
“Os riscos associados ao consumo de álcool estão bem documentados. Exigir novos rótulos de advertência, bem projetados, nos recipientes de álcool pode fornecer informações aos consumidores e reduzir os danos”, defendem os cientistas.
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/
–
Como deveria ser o rótulo das bebidas?
No atual padrão de rotulagem norte-americano, os cientistas explicam que a bebida alcoólica deve apenas informar sobre os riscos durante a gravidez e para quem realiza atividades que demandam atenção extrema. Há também uma declaração subjetiva de que o álcool “pode causar problemas de saúde”.
Segundo os autores, hoje, a maioria do público desconhece os riscos mais graves para a saúde associados ao consumo de álcool, inclusive o aumento do risco de alguns tipos de câncer. Aqui, é importante observar que este é um risco evitável.
No momento, esta classe de bebida é classificada como cancerígeno do Grupo 1 pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (Iarc) — que é parte da Organização Mundial da Saúde (OMS). Por exemplo, este é a mesma classificação do cigarro e da carne processada.
Quais tipos de câncer estão relacionados com o álcool?
No momento, diferentes estudos apontam para o fato de que consumir bebidas alcoólicas aumenta o risco de desenvolver diferentes tipos de câncer. Entre eles, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) indica:
- Câncer de boca;
- Câncer de faringe;
- Câncer de laringe;
- Câncer de esôfago;
- Câncer de estômago;
- Câncer de fígado;
- Câncer de intestino (cólon e reto);
- Câncer de mama.
“É importante destacar que há uma evidente relação dose-resposta entre o consumo de bebidas alcoólicas e o risco de câncer. Ou seja, quanto maior a dose ingerida e o tempo de exposição, maior será o risco de desenvolver os tipos de cânceres já citados”, completa o Inca sobre o risco.
Diante desses fatos, para conscientizar sobre os riscos do álcool, a equipe de pesquisadores norte-americanos sugere que sejam criados novos rótulos para as bebidas alcoólicas, como é feito com os rótulos de cigarro. Esta iniciativa pode ajudar e também deixará as pessoas melhores informadas sobre o que consomem.
Trending no Canaltech:
- Chevrolet confirma chegada do novo Bolt ao Brasil em setembro
- Queer Eye: Brasil | Quando estreia a versão nacional do reality show?
- Pokémon Sword & Shield | Como obter o Dragonite de Ash
- Descoberta no Nilo ajuda a explicar como as pirâmides do Egito foram erguidas
- Diabetes tipo 1 traz complicações a 31% dos jovens afetados no Brasil
Fonte: Canaltech