Nesta quarta-feira (24), a agência de voos espaciais tripulados da China, a CMSA, divulgou um novo vídeo de sua estação espacial Tiangong. A sequência mostra belas imagens da estação viajando ao redor da Terra, enquanto um braço robótico inspeciona o lado externo do novo complexo orbital.
- Tiangong-3 | Como será a futura estação espacial chinesa?
- Estação Espacial Internacional x Estação Espacial Chinesa: quais as diferenças?
Entre alguns componentes que se destacam no vídeo, estão os giroscópios, que controlam a orientação da Tiangong enquanto ela viaja ao redor da Terra. Além disso, a sequência fornece também uma série de imagens dos grandes painéis solares que alimentam a estação, que aparecem em diferentes ângulos. Confira:
Enquanto a estação se move em órbita da Terra, nuvens e oceanos aparecem cobrindo nosso planeta; talvez você tenha percebido que, em alguns momentos, é possível observar a nave Shenzhou-14, que levou os tripulantes Chen Dong, Liu Yang e Cai Xuzhe à estação.
–
Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
–
Além da visão privilegiada, a inspeção do braço mostrou que o módulo Wentian está preparado para se mover a uma porta na lateral da estação, que se tornará seu lar permanente na Tiangong. Ele deverá mudar de porta antes do lançamento de Mengtian, o último módulo da estação.
Futuramente, os módulos Tianhe, Wentian e Mengtian vão completar a estrutura da estação Tiangong, que terá um formato parecido com o da letra “T”. A estação já conta com mais de mil experimentos aprovados, e a China espera operá-la por pelo menos uma década.
Trending no Canaltech:
- Não é o Thor e nem o Hulk: Marvel diz quem é o Vingador mais forte
- Chevrolet confirma chegada do novo Bolt ao Brasil em setembro
- Queer Eye: Brasil | Quando estreia a versão nacional do reality show?
- Bactéria rara e mortal é encontrada nos Estados Unidos e gera alerta nacional
- 3 apps para organizar as figurinhas da Copa do Mundo 2022
Fonte: Canaltech