O empresário de aplicativos e proprietário da equipe Bren Esports, o magnata Bernard ‘Bren’ Chong, foi acusado pelas autoridades filipinas de fazer parte de uma apreensão de drogas de US$ 33 milhões de dólares em Manila.
Como relata o Daily Tribune, o National Bureau of Investigation (NBI) ‘lançou uma caçada’ depois que Chong foi descoberto como um dos proprietários de uma empresa de transporte que é acusada de tentar importar ‘shabu’, gíria local para metanfetamina, através do Porto Internacional de Contêineres de Manila em 2019.
A Fortuneyield Cargo Services Corporation, da qual Chong é um dos proprietários, teria pagado tanto o depósito do contêiner quanto os custos de frete dos medicamentos, levando o NBI a dizer: “Seria impossível que esses pagamentos de valores significativos fossem feitos sem conhecimento e aquiescência do gerente geral. ”
Um mandado de prisão foi emitido para o empresário, que foi oficialmente acusado de um ‘delito de drogas ilegais’ sob a Lei Compreensiva de Drogas Perigosas. “Senhor Lu Chong pode poupar a todos os problemas se ele se render e enfrentar as acusações contra ele”, falou o chefe das divisões de operações internacionais do NBI, Joey Moran, ao The Daily Tribune.
No Twitter, Chong resolveu se defender através de uma postagem:
“Olá Twitter, como alguns de vocês devem estar cientes, ao longo das últimas horas, vários artigos de notícias foram escritos sobre meu suposto envolvimento em um caso em meu país natal, as Filipinas. Estou escrevendo este tópico no Twitter para negar categoricamente essas alegações que podem destruir o bom nome que cuido [sic] por tantos anos.
Alguns de vocês podem me conhecer apenas como parte da comunidade de e-sports, mas na realidade sou uma pessoa muito mais ampla do que apenas isso, sou um investidor e empreendedor anjo. Invisto em empresas/startups que acredito ter grande potencial ou abro a minha. Eu invisto em pessoas que têm grandes ideias e, mais ainda, em pessoas que vejo bondade e grande talento.
Acredito no sistema de justiça que protege os inocentes, e a verdade sempre prevalecerá. Espero que isso esclareça quaisquer dúvidas que você tenha e obrigado por seu apoio durante esses tempos difíceis. – Bernard Lu Chong.”
A nível de curiosidade, Bren Esports, em homenagem a Chong, é uma grande organização filipina de e-sports que tem equipes profissionais participando de tudo, desde Overwatch até League of Legends e Counter-Strike. Fundado em 2017, eles venceram 34 torneios em vários jogos e têm muitos seguidores nas redes sociais.
Via: Luke Plunkett/Kotaku
Fonte: Observatório de Games