Você piscou e a etapa de grupos da Eurocopa Feminina acabou. Agora é mata-mata. A última das seleções classificadas foi conhecida nesta segunda-feira, 18. Itália e Bélgica duelavam pela segunda e última vaga do Grupo D. Mesmo dominante em termos estatísticos, a Azzurra viu Tinne De Caigny marcar o solitário gol da partida.
Entre goleadas, equilíbrio, públicos para lá de expressivos e consolidação, nos preparamos para confrontos eliminatórios do mais alto nível. Em alguns sequer é plausível apontar favoritos. Qualquer resultado é possível. Abaixo, você confere nosso guia das quartas de final do torneio, incluindo confrontos, datas e demais informações.
Inglaterra x Espanha
Data e horário: Quarta-feira, 20 de julho, às 16h de Brasília
Local: Falmer Stadium, em Brighton e Hove (ING)
Análise
A campanha Inglaterra é irretocável. Em três partidas, três vitórias, duas goleadas e nenhum tento sofrido. As vítimas foram Áustria (1 a 0), Noruega (8 a 0) e Irlanda do Norte (5 a 0). A Espanha, com mais desfalques que o esperado, garantiu a vaga de maneira milagrosa: um gol de Cardona contra a Dinamarca no apagar das luzes.
Não é simples eleger a equipe favorita. Em termos de retrospecto na competição, parece óbvio. Mas a Fúria está repleta de talentos que podem desequilibrar. Portanto, o veredito é: as inglesas reúnem mais condições para avançar à semifinal, porém não subestimem as espanholas. Não seria uma zebra se elas operassem outro milagre.
Alemanha x Áustria
Data e horário: Quinta-feira, 21 de julho, às 16h de Brasília
Local: Brentford Community Stadium, em Brentford (ING)
Análise
Entre as favoritas antes mesmo do campeonato começar, a Alemanha mantém o status aqui. Até agora, são três triunfos, nove gols anotados e nenhum sofrido. Pesa a favor da equipe a experiência internacional das atletas, em sua grande parte oriundas de Bayern de Munique e Wolfsburg, os dois principais clubes da Frauen-Bundesliga. A Áustria não deve surpreender.
Suécia x Bélgica
Data e horário: Sexta-feira, 22 de junho, às 16h de Brasília
Local: Leigh Sports Village, em Leigh (ING)
Análise
Com um empate e duas vitórias na etapa de grupos, a Suécia da maestra Kosovare Asllani é mais regular que a seleção oponente. A Bélgica só conseguiu se classificar na última oportunidade e ainda não viu sua principal goleadora brilhar. De Caigny, artilheira da fase classificatória, anotou apenas uma vez até aqui.
França x Holanda
Data e horário: Sábado, 23 de junho, às 16h de Brasília
Local: New York Stadium, em South Yorkshire (ING)
Análise
Lembra quando dissemos que não era plausível apontar favoritos em alguns casos? Era sobre este confronto. As campanhas praticamente idênticas aliadas ao fato de ambas seleções terem renomadas e experientes peças nos garante que, sim, qualquer resultado é possível. De goleadas até vantagens mínimas no placar.
Algo que pode ser decisivo é a presença da letal Vivianne Miedema. Craque do Arsenal, a atacante holandesa testou positivo para Covid-19 na última terça-feira, 12 de julho. Ela poderá retornar ao plantel assim que testar negativo, ou seja, há grandes chances dela disputar o mata-mata no sábado. Mas também não é nada confirmado.
Fonte: 90min