De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o percentual de vítimas ou tentativas de golpes envolvendo contas bancárias vêm crescendo bastante de 2021 para 2022. Em setembro do ano passado, o número fica perto dos 21%, enquanto em junho chegou a 31%. Com a alta dos crimes financeiros, toda ajuda é bem-vinda, ainda mais uma que pode explicar, didaticamente, como eles funcionam.
- Como funciona o Golpe do Emprego de Meio Período?
- É golpe! Falsas ofertas de emprego chegam por SMS e WhatsApp para roubar dados
O Sebrae lança nesta quinta-feira (14) a série Sempre Alerta, com vídeos e outros conteúdos gratuitos que explicam como funcionam os golpes mais frequentes e o que você precisa saber para se proteger. Segundo o grupo, serão dois temas por semana, disponíveis no blog do serviço de monitoramento de dados Serasa Premium.
Entre os assuntos abordados, estarão golpes de boletos falsos e com Pix, clonagem de documentos e cartões de crédito, entre outros. O primeiro conteúdo destaca a importância da proteção dos dados e aborda os cuidados fundamentais para proteger o CPF; como se comportar sem riscos nos ambientes virtuais e como mitigar efeitos de um eventual vazamento.
–
Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
–
Já o segundo trata sobre uma campanha recente, que ainda continua pegando muitos desprevenidos por aí. Confira o vídeo:
“É preciso lembrar que, muitas vezes, essas fraudes trazem danos psicológicos e financeiros de grande impacto nas famílias. Com a disseminação dessas informações, enxergamos um caminho e um apoio para que a jornada financeira seja segura e completa”, alerta Aline Sanchez, coordenadora do Serasa Premium.
Trending no Canaltech:
- Palmeiras x São Paulo | Onde assistir ao clássico pela Copa do Brasil?
- Nasce bebê com quatro braços e quatro pernas na Índia
- Instagram fechando sozinho? Aplicativo apresenta falhas nesta quinta (14)
- Moto X30 Pro: primeira foto tirada pelo sensor de 200 MP é publicada
- Porsche mais preto do mundo vira “armadilha mortal” no Japão
Fonte: Canaltech