Uma dúvida que pode surgir entre os usuários é como o YouTube conta as visualizações dos vídeos. As views funcionam tanto para conteúdos enviados pelos criadores quanto para anúncios publicitários. Entretanto, a forma como o sistema funciona é diferente para cada opção.
- Quanto ganha um YouTuber? Saiba como funciona a monetização
- Como ganhar dinheiro no YouTube? Veja 3 dicas
Para esclarecer como o site de vídeos lida com a contagem de views, veja, a seguir, como funcionam as visualizações do YouTube. Conheça, também, outras respostas sobre as regras de visualização dos vídeos do YouTube.
Como o YouTube contabiliza as visualizações
As regras de como o YouTube conta as visualizações variam de acordo com o tipo de vídeo veiculado na plataforma. Para usuários e criadores de conteúdo, as diretrizes não são especificadas por completo. Já para comerciais e campanhas publicitárias, as definições são mais transparentes.
–
Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
–
Visualizações de canais (vídeos enviados por usuários)
Indo direto ao ponto: o YouTube não revela quanto tempo é necessário para contar uma visualização em um vídeo da plataforma. Em contrapartida, é possível levantar algumas pistas sobre como funciona essa contagem.
O primeiro indicativo é o tempo mínimo que um vídeo precisa ter para começar a monetizar, que, neste caso, é de pelo menos 30 segundos. Lembrando que isso só vale se o usuário for um membro do Programa de Parceiros do YouTube.
Atendendo a esses requisitos mínimos, o YouTube conta as visualizações a partir de dois fatores: o IP e a conta da pessoa no YouTube. Cada IP conta como uma visualização, assim como cada conta, ao abrir um vídeo, também contabiliza uma visualização.
É por isso que, embora o YouTube não confirme oficialmente, acredita-se que o tempo mínimo para um vídeo contabilizar uma visualização é de, no mínimo, 30 segundos. Essa seria uma prática para reduzir a ação de bots e punir os famosos “clickbaits”, que são vídeos com miniaturas sensacionalistas e que não condizem com o conteúdo reproduzido.
Também é por esses métodos que o YouTube se justifica caso haja uma demora na contabilização de novas views em um vídeo, principalmente se o vídeo em questão for recente e estiver popular no momento. As métricas não são atualizadas em tempo real, podendo levar um tempo até que o sistema do YouTube comece a contar as visualizações.
Outros fatores importantes que o YouTube usa para contar visualizações são os botões “Gostei”/“Não gostei” e o número de inscrições nos canais.
Além disso, o YouTube afirma que pode desacelerar, congelar ou mudar a contagem de métricas temporariamente caso os algoritmos da plataforma identifiquem alguma atividade suspeita. Se o usuário abrir o vídeo usando vários endereços de IP, ou se ele abrir várias guias ou janelas para exibir o mesmo conteúdo, somente a primeira view é que será computada.
E assim, com base em diferentes sistemas de contabilização, o YouTube consegue definir o alcance de um vídeo na plataforma. O algoritmo entende que vídeos com baixas taxas de retenção não são relevantes e, portanto, não aparecem com frequência para os usuários.
Visualizações de anúncios (vídeos de publicidade)
A segunda métrica usada para o YouTube contar as visualizações é destinada exclusivamente a campanhas publicitárias. Essas regras são bem mais claras do que as diretrizes para views de vídeos enviados pelos usuários.
De acordo com o YouTube, as visualizações de anúncios pagos são contabilizadas em dois tipos de publicidade: anúncios in-stream puláveis, que mostram o botão “Pular anúncio” alguns segundos após o início do comercial que aparece antes, durante ou após a exibição do vídeo que você abriu para assistir; e anúncios in-feed, que aparecem na interface do YouTube, mas que só são reproduzidos se o usuário clicar em cima do vídeo.
Para anúncios in-stream puláveis, o YouTube conta as visualizações somente se o usuário:
- Assistir um anúncio completo com duração de 11 a 30 segundos;
- Assistir no mínimo 30 segundos de um anúncio com mais de 30 segundos de duração;
- Interagir com o anúncio (clicar no link da publicidade).
Já para os anúncios in-feed, as visualizações de anúncios são contabilizadas se o usuário clicar no anúncio e o vídeo começar a ser reproduzido. Nesta opção, não há tempo mínimo para o anúncio ficar aberto.
Trending no Canaltech:
- Palmeiras x São Paulo | Onde assistir ao clássico pela Copa do Brasil?
- Nasce bebê com quatro braços e quatro pernas na Índia
- Instagram fechando sozinho? Aplicativo apresenta falhas nesta quinta (14)
- Moto X30 Pro: primeira foto tirada pelo sensor de 200 MP é publicada
- Porsche mais preto do mundo vira “armadilha mortal” no Japão
Fonte: Canaltech