Nos últimos anos, com o surgimento da pandemia de COVID-19 e o isolamento social, você já deve ter estudado, lido algum livro ou simplesmente relaxado ao som da ‘menina do lofi’. Caso não, fique sabendo que ela foi companhia para milhões de pessoas. Agora, depois de muito tempo, a garotinha apagou sua luminária e parou de estudar.
O canal no Youtube, que contava com 20 mil horas ininterruptas de transmissão ao vivo, levou um ‘strike’ da plataforma na última segunda-feira (11/07). O vídeo é justamente o que tem como ilustração a menina que aparece estudando sob a luz de uma luminária, enquanto a chuva cai do lado de fora.
O nome oficial do canal era ChilledCow, mas com o sucesso do vídeo da menina, que contava com 668 milhões de visualizações, mudou para Lofi Girl. Em comunicado divulgado no Twitter, os responsáveis disseram que o motivo do strike – nome dado a derrubada de um vídeo no Youtube – se deu por conta de uma denúncia falsa de violação de direitos autorais.
Eles ainda explicaram que a remoção do clássico vídeo serve como uma primeira notificação. Em caso de reincidência, as sanções podem ser ainda mais graves, e o canal pode ser derrubado totalmente. O strike até foi contornado, mas o canal Lofi Girl ficou proibido de fazer transmissões ao vivo, como era com seu vídeo mais famoso, que agora está exposto, com mais de 20 mil horas de duração.
O vídeo é facilmente encontrado através da busca ‘lofi Hip Hop’, mas seu nome oficial é “lofi hip hop radio – beats to relax/study to”. Ao todo, foram mais de 2 anos e 4 meses no ar, ao vivo, reproduzindo várias músicas com a estética Lofi.
O que é o Lofi Hip Hop e a estética Lofi
Você pode ter lido a matéria até aqui e ter se perguntado: “O que diabos é Lofi Hip Hop?”. Não há problemas, vamos às explicações. O Lofi Hip Hop é um subgênero do Hip Hop e é composto por músicas que usam a ‘má qualidade’ como qualidade estética. O termo ‘Lofi’ é oriundo da expressão ‘low fidelity’ (baixa fidelidade/qualidade, em inglês).
O aspecto ‘baixa fidelidade’ também bebe muito de referências dos anos 80 e outras décadas em que as gravações eram feitas de maneira analógica, o que trazia para o resultado final uma sonoridade com ‘imperfeições’, como os ruídos de fita.
Geralmente, os beats são apenas instrumentais e costumam ser melodicamente simples, causando uma atmosfera mais aconchegante e relaxante. Além do canal Lofi Girl, você encontra diversos outros canais do gênero, que se tornou uma companhia aos ouvidos de pessoas ansiosas e aflitas em tempos pandêmicos.
Fonte: Observatório dos Famosos