Brasil

Novo golpe com Pix oferece empréstimo em cobrança de IOF antecipado

Publicidade



Novo golpe com Pix oferece empréstimo em cobrança de IOF antecipado - 1

Mais uma semana, mais uma modalidade de golpe com Pix. Desta vez, a Receita Federal alerta para uma tática usada por criminosos que se passam por supostas empresas de crédito para liberar empréstimos antecipados do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) via Pix.

O IOF é cobrado sobre operações de crédito e de câmbio, e, segundo a Receita, os fraudadores entram em contato com as vítimas oferecendo quantias a taxas de juros sedutoras. Para liberar o dinheiro, o cidadão é induzido a antecipar o pagamento de uma taxa inexistente.

Novo golpe com Pix oferece empréstimo em cobrança de IOF antecipado - 2
Exemplo de “documento” usado em golpe do Pix com IOF antecipado (Imagem: Divulgação/Receita Federal)

Para concretizar o golpe, os estelionatários enviam um “comprovante de transferência eletrônica”, com um alto valor de empréstimo, que só seria liberado mediante pagamento da “tarifa de IOF”.


Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/

Como se precaver do Golpe do Pix com pagamento de IOF antecipado

Em comunicado, a Receita Federal informa que jamais fornece dados para recolhimento de tributos ou de taxas via transferência. O órgão também destaca que seus servidores não prestam serviços de empréstimo à população nem entram em contato para cobrar pagamentos.

A Receita lembra que, embora alguns tributos possam ser pagos via Pix, o IOF só pode ser quitado por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), pago pela instituição que concede o empréstimo, não pelo tomador.

Se você desconfiar de um golpe, não faça qualquer transferência. Os bandidos adoram as fraudes com PIX porque é muito difícil reaver a quantia após o depósito ser realizado. Procure imediatamente a polícia, munido de todas as provas possíveis, e registre um boletim de ocorrência.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech