Finalistas do Paulistão 2022, São Paulo e Palmeiras se reencontram no encerramento da 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Este é o primeiro de três clássicos que as equipes fazem nos próximos dias, visto que também disputam uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil.
Um empate é suficiente para o Tricolor do Morumbi, que atua em casa, voltar ao G-6, mas a vitória dá confiança necessária para o time de Rogério Ceni encarar o líder do campeonato. Apenas uma goleada improvável por uma diferença superior a nove gols tira o alviverde do topo da tabela – e ainda há uma invencibilidade de 18 jogos na temporada. O time visitante estará sem Abel Ferreira, diagnosticado com Covid-19, e o auxiliar João Martins deve comandar o time à beira do campo.
Onde assistir e demais informações
A transmissão do clássico São Paulo e Palmeiras é feita ao vivo e com exclusividade pelo canal Premiere.
Data e hora: segunda-feira, 20 de junho, às 20H (de Brasília).
Local: Estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi), em São Paulo (SP)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
VAR: Rafael Traci (SC)
São Paulo
Provável equipe: Jandrei; Diego Costa, Arboleda e Léo; Igor Vinicius (Rafinha), Igor Gomes, Rodrigo Nestor (André Anderson), Patrick (Pablo Maia) e Reinaldo (Welington); Luciano e Calleri.
Desfalques: Gabriel Sara (cirurgia no tornozelo direito), Nikão (dores no tornozelo esquerdo), Talles Costa (entorse no tornozelo direito), Alisson (entorse no joelho direito), Andrés Colorado (lesão muscular no reto femoral direito), Caio (lesão no ligamento cruzado do joelho direito), Luan (lesão no adutor esquerdo), Walce (recuperação de cirurgia) e Moreira (seleção sub-18 de Portugal).
Palmeiras
Provável equipe: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Luan e Piquerez; Danilo, Gabriel Menino e Gustavo Scarpa; Gabriel Veron, Dudu e Rony.
Desfalques: Abel Ferreira (Covid-19), Raphael Veiga (lesão na coxa direita; fase de transição), Marcos Rocha (mialgia na coxa direita), Jorge (trauma no joelho direito) e Jailson (lesão no joelho direito).
Último confronto entre os clubes
Este é o primeiro Choque-Rei desde a final do Campeonato Paulista. No jogo de ida, Calleri marcou dois e Pablo Maia ampliou, mas Raphael Veiga manteve o Verdão evitou o placar elástico no Morumbi. Quatro dias depois o time de Abel Ferreira deu a volta por cima e atropelou o rival, com 4 a 0 no Allianz Parque, sendo dois de Veiga, um de Zé Rafael e outro de Danilo, que abriu o placar.
Como as equipes chegam ao duelo
Com apenas uma vitória nos últimos cinco jogos e uma série de desfalques, o Tricolor precisa reagir para se manter no G-6 e evitar a segunda derrota consecutiva, ainda mais depois da goleada sofrida na decisão estadual.
O Palmeiras, por sua vez, está sem perder há 18 partidas, desde a estreia do Brasileirão, em abril, e empilha recordes ao longo do ano. Além da liderança, também possui o melhor aproveitamento (69,4%), ataque (23 gols marcados) e defesa menos vazada (apenas sete sofridos) do campeonato nacional.
Últimos resultados
São Paulo
Botafogo 1 x 0 São Paulo (16/06) – Brasileirão
São Paulo 1 x 0 América-MG (12/06) – Brasileirão
Coritiba 1 x 1 São Paulo (09/06) – Brasileirão
Palmeiras
Palmeiras 4 x 2 Atlético-GO (16/06) – Brasileirão
Coritiba 0 x 2 Palmeiras (12/06) – Brasileirão
Palmeiras 4 x 0 Botafogo (09/06) – Brasileirão
Fonte: 90min