O Google anunciou que a partir de agora, as pesquisas com termos relacionados a violência doméstica nos Estados Unidos retornarão uma caixa de informações de contato para a National Domestic Violence Hotline (Linha Direta Nacional de Violência Doméstica dos EUA).
- Campanha contra feminicídio traz vítimas “de volta à vida” com deepfake
- Gesto que viralizou no TikTok salva adolescente de sequestro
A busca de termos como “violência doméstica” e “namorado me bateu” gera uma caixa no topo dos resultados, que inclui o número de telefone da linha direta, um link direto para os serviços de bate-papo on-line, além de um link direto para fazer uma ligação.
A iniciativa busca ajudar as vítimas e sobreviventes a pedir assistência de uma maneira mais rápida, principalmente em casos quando há uma breve oportunidade de pedir ajuda com segurança.
–
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
–
O serviço de apoio conta com suporte de 24 horas, 7 dias por semana com assistência em inglês e espanhol, além de mais de 200 idiomas adicionais com a ajuda de intérpretes.
Além disso, os representantes também ajudam as vítimas por meio de conselhos sobre o uso seguro da internet nesses casos sensíveis, como a ocultação do histórico de busca e a criação de uma conta de e-mail alternativa.
O Google também conta com assistência para outras situações de crise nos resultados de pesquisa de termos relacionados a agressão sexual, dependência de drogas e suicídio, com informações de contato diretas para as instituições de assistência, que aparecem no topo dos resultados também.
Segundo a instituição, a violência doméstica afeta mais de 12 milhões de pessoas nos EUA por ano. Além disso, com a pandemia do covid-19, os fatores de risco de abuso, como estresse econômico, depressão e uso de álcool também foram exacerbados, levando a um pico no número de casos de agressão.
O recurso não é válido para o Brasil, noe tanto. Por aqui, vítimas de violência doméstica podem recorrer ao Ligue 180, serviço de assistência que registra e encaminha as denúncias aos órgãos competentes. O serviço conta com 24 horas de suporte, 7 dias por semana e a ligação é gratuita.
Trending no Canaltech:
- Máscara PFF2 ou N95: você pode estar usando errado
- Por que a Lua está se afastando da Terra?
- Mais de 400 aplicativos de Android servem de esconderijo para agente malicioso
- iPhone 11 ou iPhone 13? O que muda de um para outro?
- Dor de garganta é o sintoma mais comum da Ômicron
Fonte: Canaltech