Saúde & Bem-estar

Ansiedade noturna: por que certos pensamentos nos atrapalham na hora de dormir?

Publicidade



Ansiedade noturna: por que certos pensamentos nos atrapalham na hora de dormir? - 1

Enquanto algumas pessoas são mais ansiosas de manhã, outras se deparam com os desprazeres da ansiedade noturna. Para se ter uma noção, a Sleep Foundation in America estima que 30% dos adultos sofrem de insônia crônica ou problemas para dormir. Mas como lidar com essa situação?

Segundo um estudo da Universidade de Oxford publicado na revista científica National Center for Biotechnology Information, a diferença entre uma pessoa que dorme com facilidade e uma pessoa com problemas de ansiedade noturna está no conteúdo de seus pensamentos na hora de dormir: quem leva mais tempo para adormecer normalmente está submerso em preocupações.

E o irônico é que, conforme explicam os especialistas, tentar combater esses pensamentos intrusivos e perturbadores só faz com que permaneçam por mais tempo. A recomendação é reconhecer e aceitar os pensamentos, depois deixá-los passar.


Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.

Alguns pensamentos atrapalham na hora de dormir

Ansiedade noturna: por que certos pensamentos nos atrapalham na hora de dormir? - 2
Escrever antes de dormir pode ser uma boa técnica para lidar com a ansiedade noturna (Imagem: amenic181/Envato)

Você já sentiu sono assistindo televisão, resolveu se deitar e subitamente o sono desapareceu? Os especialistas têm uma resposta para isso: trata-se justamente da falta de distração. É que durante o dia, o cérebro se mantém ocupado com alguma atividade, seja trabalho, estudo ou mesmo lazer. Mesmo nesse momento de televisão que antecede a noite de sono, o cérebro ainda está ocupado, distraído.

É quando se deita a cabeça no travesseiro que a mente passa a refletir. Segundo os estudos, o passado e o futuro são as duas principais fontes de pensamentos ansiosos. Tendo isso em mente, a equipe de Oxford descobriu que escrever sobre as preocupações antes de dormir pode ser uma boa técnica para se livrar da ansiedade noturna, porque é como se a pessoa tirasse os pensamentos ansiosos da cabeça e transferisse para o papel.

Por sua vez, pesquisadores da Baylor University e da Emory University School of Medicine colocaram em prática essa mesma ideia: pediram que algumas pessoas passassem cinco minutos escrevendo sua lista de tarefas antes de dormir. O estudo sugere que, ao fazer essa atividade, fica mais fácil dormir sem aquele ciclo interminável de pensamentos a respeito das tarefas inacabadas.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech