O carro mais barato do mundo não é brasileiro. E nem vendido no Brasil. Enquanto por aqui o dono do posto em 2022 é o chinês Lifan 530 Talent, que custa o equivalente a US$ 8.250, lá fora há um modelo bem mais barato.
Antes de revelarmos qual é e mostrarmos em detalhes o que o carro mais barato do mundo neste início de 2022 tem a oferecer, vamos entregar, logo de cara, que o posto não é do Tata Nano.
O carro fabricado na Índia ocupou esse posto por um longo período desde que foi lançado em 2008. Na ocasião, ele custava 100 mil rúpias, valor que há 14 anos equivalia a pouco mais de US$ 2.500 (quase quatro vezes menos que o Lifan custa hoje no Brasil).
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O Nano, que tinha motor de 2 cilindros, 35 cavalos de potência e torque de 4,9 kgfm, saiu de linha uma década após seu lançamento, em 2018, pois acabou pegando má fama na Índia, além de ter sido reprovado nos testes de impacto, que acabaram ficando mais exigentes com o passar dos anos.
Afinal, qual o carro mais barato do mundo?
O carro mais barato do mundo, pelo menos neste início de 2022, também é fabricado na Índia. E tem um nome bem mais complicado de se pronunciar (e escrever) do que Tata Nano.
O dono do posto atualmente é o Bajaj Qute, que custa 284 mil rúpias indianas – o equivalente a US$ 3.186, ou R$ 20.600. O modelo é anunciado no próprio site da Bajaj Auto como “opção perfeita” para taxistas, tamanha sua facilidade para encarar o trânsito, que na Índia é bastante complicado.
O Bajaj Qute tem duas opções à venda: uma que funciona apenas a gasolina; outra que é abastecida com GNV. Ambas são absurdamente econômicas e, segundo a marca, podem rodar entre 34 e 50 quilômetros por litro, dependendo do combustível.
Durabilidade de sobra
O carro mais barato do mundo, no entanto, também é um dos menos potentes à venda no planeta. O Baja Qute tem motor de 10,8 cavalos e torque de 1,64 kgfm. Segundo a marca, o que falta em potência sobra em durabilidade.
“O carro foi rigorosamente testado em várias condições climáticas e terrenos na Índia para durabilidade, desempenho, conforto e manuseio, tendo passado por 3,2 milhões de quilômetros em seus testes”.
Além da Índia, o Bajaj Qute é vendido em outros 38 países ao redor do mundo, incluindo regiões da África e das Américas, como Peru, Colômbia e Equador.
Será que um dia veremos o carro mais barato do mundo rodando no Brasil?
Com informações Test n’ Drive, Bajaj Auto
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Fonte: Canaltech