Fonte: Vogue
Kanye West não é conhecido por sua sutileza. Então, quando o rapper, designer e criativo começou a usar Balenciaga da cabeça aos pés quase exclusivamente há alguns meses, os fãs começaram a suspeitar que algo grande estava por vir. E eles não estavam errados.
Em um post no Instagram na semana passada, Kanye West compartilhou um trecho do que parecia ser um contrato legal confirmando uma colaboração entre Yeezy, Gap e Balenciaga que imediatamente causou um frenesi completo na internet. A postagem provocou um fluxo de perguntas sem fim: seria por isso que a ex-esposa de Kanye West, Kim Kardashian, exibiu apenas Balenciaga em todas as suas recentes aparições públicas? E é apenas uma coincidência que Julia Fox usou um visual da marca para sua noite de encontro altamente divulgada com Kanye West, apenas alguns dias antes? Ou tudo isso foi uma dica perfeitamente orquestrada do que estava por vir?
Conhecendo Kanye West, nenhuma das opções acima teria sido deixada ao acaso. Dito isto, o artista tem sido estranhamente discreto sobre a colaboração, o que nos deixou imaginando o que podemos esperar da colaboração de moda mais esperada de 2022 até agora. Neste artigo está tudo o que sabemos sobre a colaboração de Kanye West e Balenciaga.
Como se chama a colaboração?
Kanye West anunciou que o novo projeto será lançado sob o nome de “Yeezy Gap Engineered By Balenciaga”. O primeiro lançamento de seu tipo que une a visão inigualável deKanye West com o trabalho do designer mais influente de sua geração, Demna Gvasalia, o criativo diretor da Balenciaga, com a icônica marca americana Gap.
Este projeto marca o próximo passo no contrato de 10 anos de West com a Gap, que começou em 2020, mas só viu alguns itens lançados até agora sob a marca Yeezy Gap (que, naturalmente, esgotou imediatamente).
O que podemos esperar que a colaboração inclua?
Fonte: GQ
Embora não possamos estar completamente certos do que essa colaboração trará, Kanye West nos dá algumas pistas ocasionalmente. Parece provável que a colaboração se concentre fortemente em roupas, talvez incluindo sapatos, calça masculina e acessórios também. Uma coisa que sabemos, no entanto, é que a colaboração será uma combinação das visões criativas e estilo único de Kanye West e Demna, que eles descreveram como “minimalismo urbano”. Prevemos peças superdimensionadas, streetwear desconstruído e a estética tipicamente pós-apocalíptica da dupla.
Demna deu mais alguns detalhes sobre o projeto. Segundo o designer, este é um desafio muito diferente. Ele sempre apreciou o utilitarismo e a acessibilidade da Gap e compartilha algumas das mesmas sensibilidades em sua linguagem criativa. Este projeto o permitiu unir forças com Kanye West para criar moda utilitária para todos.
Quando a colaboração será lançada?
O primeiro lançamento global do projeto está marcado para junho de 2022. A data exata ainda está em sigilo, com rumores de um segundo lançamento no final do ano.
Quanto custará a colaboração?
Ainda não recebemos nenhuma informação sobre preços, mas com base no fato de que Kanye West falou do desejo de criar moda utilitária para todos, além da importância de criar produtos incríveis disponíveis para todos em todos os momentos, temos grandes esperanças que seja uma coleção relativamente acessível. A fabulosidade da Balenciaga com os preços da Gap.
Revolução nas colaborações?
Kanye West, Gap e Balenciaga são três marcas que se uniram e deram um passo além das fusões de duas marcas que se tornaram tão frequentes nos últimos tempos no mundo da moda. É um trio que combina street style com luxo: alta moda e exclusividade, representada pela Balenciaga e moda de massa pela Gap e Yeezy (de Kanye West), como uma espécie de híbrido dos dois setores. A partir da colaboração entre a Gap e a Yeezy, surgiu uma primeira coleção de roupas para homens, mulheres e crianças em que se encontravam peças como moletons básicos, t-shirts e joggers, tudo muito ligado à estética streetwear. No entanto, a nova proposta do conjunto agora com a Balenciaga é muito mais ambiciosa.
Expectativas para a colaboração
Fonte: NYTimes
Olhando para o que está por vir na colaboração, Kanye West compartilhou sua sensibilidade de dar poder ao povo, enquanto que a Gap anunciou que continuará entregando sua visão de design utilitário. A Gap precisa de toda a ajuda possível. Em seu último terceiro trimestre, encerrado em 30 de outubro, as vendas globais de 1 bilhão da marca foram ofuscadas pela sua irmã Old Navy em 2,1 bilhões. Nos EUA, há uma distância ainda maior entre as duis, 676 milhões para a Gap em comparação com 1,9 bilhões para a Old Navy.
Em comparação com o pré-covid de 2019, as vendas do terceiro trimestre da Old Navy aumentaram 8%, enquanto as da Gap caíram 10%. Ambas as marcas foram prejudicadas por problemas da cadeia de suprimentos ao longo do ano. Com a marca continuando a dimensionar corretamente sua frota de varejo globalmente, as vendas comparáveis no trimestre aumentaram 3% em relação a 2019. E na América do Norte, onde fechou quase 190 lojas desde o terceiro trimestre de 2019, as vendas comparáveis aumentaram 13% em relação às mesmas do trimestre de 2019.
Em vista disso, a Gap não tem nada a perder e tudo a ganhar com o lançamento do dessa colaboração. Kanye West também não tem nada a perder, já que seu ritmo de lançamentos da Yeezy com a Gap pode ter sido um pouco lento para as expectativas da CEO Sonia Syngal.
Quanto à Balenciaga, é totalmente inesperado que uma marca de luxo desça de seu pedestal e entre no mercado de massa desse jeito, e é por isso que essa colaboração é tão interessante. Isso pode ser um criador em potencial para a próxima geração de clientes da Balenciaga ou pode potencialmente comprometer os clientes atuais. No entanto, nós acreditamos que seus clientes atuais vão aplaudir a abertura da marca para dar a homens e mulheres comuns um gostinho do luxo neste novo cenário mundial transformado pela pandemia de Covid.