Nesta terça-feira (14), o Google apresentou o Android 12 (Go Edition), versão especialmente projetada para embarcar celulares fracos em desempenho — geralmente. Essa edição do Sistema do Robô enxuga a versão tradicional em funcionalidades e será lançada em algum momento de 2022.
- Android 12L Beta ganha primeira versão pública para aparelhos selecionados
- Google anuncia pacotão de novidades que chegam ao Android ainda em 2021
A notícia vem de uma publicação no blog oficial do Google, no qual a empresa destacou seis grandes novidades que tornam o Android 12 Go melhor do que seus antecessores.
6. Apps abrem mais rápido
No Android 12 Go, o celular pode abrir aplicativos até 30% mais rápido e com uma ligeira animação de transição. Aplicativos também podem configurar uma “tela de carregamento” para exibir assim que são abertos, evitando que uma tela branca cubra a tela e proporcione mais sensação de agilidade — uma herança do Android 12 padrão.
–
Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
–
5. Mais tempo de bateria
De forma automática, o Sistema do Robô vai colocar aplicativos não utilizados há meses para hibernar. Os programas neste estado têm as permissões revogadas, arquivos temporários apagados e todas as notificações suspensas para poupar memória RAM, processamento e, principalmente, bateria.
4. Tradução instantânea
Assim como está disponível no Android 12 tradicional, a tela “Recentes” pode ditar e traduzir o conteúdo de uma página web para o idioma que o usuário preferir. A função é especialmente útil para quem tem o costume de usar o Google Tradutor para conferir artigos online — inclusive, as adaptações são geradas pelo serviço.
3. Compartilhar aplicativos
Se alguém por perto precisa de um app que você tem no celular, com o Android 12 Go dá para compartilhar o programa por proximidade, via Nearby Share. A novidade expande as possibilidades com a transmissão de dados entre dispositivos, também ajudando usuários a pouparem a internet do plano do celular no processo.
2. Múltiplos usuários no mesmo celular
O Android 12 Go conta com diferentes perfis dentro de um mesmo aparelho. Com essa ferramenta, o usuário pode deixar o celular com alguém sem medo de ter seus arquivos bisbilhotados ou, no pior dos casos, dados de cartão salvos na memória para compras não autorizadas.
1. Painel de privacidade
Outra herança clara do Android 12 tradicional, o Painel de privacidade também marca presença na edição “Go” do sistema. O menu permite que usuários acompanhem em tempo real a frequência com que apps acessam recursos especiais do celular (câmera, microfone, localização e arquivos pessoais, por exemplo).
Acompanhando o pacote, os indicadores de uso da câmera e do microfone também estão presentes no Android 12 Go. Sempre que um programa acessar os componentes, o sistema operacional alertará o usuário com ícones verdes no canto superior da tela e mostrará detalhes do aplicativo a partir do painel de notificações.
Quando Android 12 Go será lançado?
Por enquanto, não há datas específicas para o lançamento do Android 12 Go. O Google diz apenas que essas e outras novidades do sistema operacional serão divulgadas nos próximos meses, com os primeiros dispositivos incorporados com o sistema sendo lançados no ano que vem.
Trending no Canaltech:
- Ômicron: 2 doses da Pfizer ou da AstraZeneca induzem menos anticorpos
- Ômicron: 7 sintomas associados à nova variante do coronavírus
- Como colocar senha em conversas no WhatsApp
- Agora dá para ouvir áudio gravado no WhatsApp antes do envio
- Pesquisadores que “previram” Ômicron recomendam cuidado com escape imune
Fonte: Canaltech