No último dia 26, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou a Ômicron, nova variante B.1.1.529 do coronavírus. Tão logo foi descoberta na África do Sul, a cepa do vírus também foi considerada uma VOC (variante de preocupação), e mobilizou especialistas para estudarem seu possível impacto na saúde global. Até agora, casos da variante já foram relatados em 19 países.
- Pfizer, Janssen, Moderna e AstraZeneca estudam vacinas contra variante Ômicron
- Temendo Ômicron, Brasil monitora homem que veio da África e outros 6 passageiros
Por enquanto, os especialistas afirmaram que a Ômicron causa sintomas leves, mas ainda não se compreende exatamente como a variante pode se manifestar nos grupos de risco. Atualmente, a África do Sul enfrenta um novo surto de casos, justamente associado à cepa. Veja os países que já relataram casos até esta terça (30):
- Austrália: 6 casos
- Áustria: 1 caso
- Bélgica: 1 caso
- Botswana: 19 casos
- Canadá: 3 casos
- República Tcheca: 1 caso
- Dinamarca: 2 casos
- França: 1 caso
- Alemanha: 4 casos
- Hong Kong : 3 casos
- Israel: 2 casos
- Itália: 4 casos
- Japão: 1 caso
- Holanda: 14 casos
- Portugal: 13 casos
- África do Sul: 77 casos
- Espanha: 1 caso
- Suécia: 1 caso
- Reino Unido: 14 casos
Ômicron já chegou ao Brasil?
Por medida de precaução, na última segunda (29), o governo federal decidiu restringir e entrada de passageiros oriundos da África do Sul, Botsuana, Lesoto, Namíbia, Zimbábue, Eswatini (ex-Suazilândia), Angola, Malawi, Moçambique e Zâmbia. Um dia antes, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que um brasileiro com passagem pela África do Sul testou positivo para covid-19 ao desembarcar no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Ainda não se sabe se ele está com a variante ou não.
–
Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
–
De qualquer forma, a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa) passou a monitorar seis pessoas que chegaram a pegar o mesmo voo que o homem que veio da África do Sul. As autoridades recomendam uma quarentena de 15 dias a passageiros que vieram de países com restrição pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, também investiga uma paciente de 33 anos vinda do Congo, que apresentou sintomas da doença desde o dia 22, testou positivo para covid e está isolada, em monitoramento. Vale informar que ela não foi vacinada contra a doença.
Em suma, a variante Ômicron ainda não chegou ao Brasil oficialmente, mas segundo o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, a cepa deve chegar ao país em breve, “infelizmente”.
Trending no Canaltech:
- Foto mostra Saturno e seus anéis vistos por sonda da NASA que orbita a Lua
- Nova vacina contra covid desencadeia forte resposta imune em ensaios de fase I
- Conheça o carro elétrico de 3 rodas que será o mais barato do Brasil
- Tesla Model 3 pega fogo durante carregamento e liga sinal de alerta nos EUA
- O que mudou do Moto G100 para o Moto G200?
Fonte: Canaltech