Já imaginou capturar um peixe e descobrir que no lugar da língua dele existe um parasita? Esse acontecimento, que até parece incomum, aconteceu em um parque do Texas, nos Estados Unidos. Na página oficial do Galveston Island State Park no Facebook, uma publicação conta que o flagra se trata de um parasita “comedor de línguas”. A criatura estava dentro da boca de um peixe da espécie Micropogonias undulatus, popularmente conhecido como corvina.
- Pescadores dos EUA encontram peixe com “dentes humanos”
- Fóssil vivo! Peixe-jacaré raro e antigo é misteriosamente encontrado nos EUA
- Peixe invasor e venenoso é encontrado pela 3ª vez em Fernando de Noronha
O parasita isópode é conhecido como Cymothoa exigua, ou peixe-comedor-de-língua, e é bastante comum na região. Quando escolhe o peixe que será a sua vítima, ele desprende a língua do peixe, se conecta à boca dele e, basicamente, se torna a sua língua, alimentando-se de muco que é formado ali. A criatura também é a única conhecida por substituir o órgão de um hospedeiro de forma funcional.
–
CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
–
Segundo Mark Fisher, funcionário do parque, a aparição do parasita não é raro. Inclusive, ele pode dominar a língua de outras espécies de peixes que habitam os Estados Unidos. Fisher conta que o parasita entra na boca do peixe pelas guelras, com a fêmea substituindo a língua e os machos permanecendo onde entraram, e o peixe não tem a saúde prejudicada, tampouco traz riscos para os humanos.
Trending no Canaltech:
- Coruja gigante e rara faz sua primeira aparição pública em 150 anos
- Tempestade ganha o visual mais nojento de sua história em nova edição dos X-Men
- Qual é a temperatura do espaço?
- Cientistas estão desvendando a atmosfera deste exoplaneta a 340 anos-luz de nós
- Quanto ouro uma colisão entre estrelas de nêutrons pode gerar? Spoiler: muito!
Fonte: Canaltech