Ganhar a Conmebol Libertadores é o sonho de qualquer jogador sul-americano. Porém, tem muito craque nascido no continente que não conquistou o torneio. Aliás, a lista é bastante extensa!
A seguir, elencamos onze estrelas que nunca faturaram o maior torneio das Américas:
1. Freddy Rincón
Um dos maiores jogadores da história da Colômbia, Rincón jogou, por exemplo, em alguns dos principais clubes do futebol brasileiro: Palmeiras, Corinthians, Santos, Cruzeiro… Mas não conseguiu conduzir nenhum deles à Glória Eterna. Chance não faltou, certo?
2. Diego Forlán
O uruguaio chegou a ser considerado o melhor jogador de uma Copa do Mundo (2010). Com carreira consolidada na Europa, defendendo times como Manchester United e Inter de Milão, vestiu três camisas na América do Sul: Independiente, Internacional e Peñarol. Mas a Libertadores ficou apenas no sonho.
3. Diego Maradona
Existe somente uma razão para Maradona não ter sido campão da Libertadores: nunca jogou. O ídolo argentino foi vendido para o Barcelona antes de ter a oportunidade de jogá-la em 1982 e nunca mais esteve numa equipe que disputou o torneio.
4. Luis Suárez
Para muitos, o atual atacante do Atlético de Madrid é o maior jogador da história do futebol uruguaio. Ele teve, por exemplo, a chance de disputar a Libertadores de 2006 pelo Nacional antes de iniciar carreira na Europa. Será que ele volta para jogar o principal torneio da América do Sul?
5. Carlos Valderrama
Um dos melhores jogadores colombianos de todos os tempos, Valderrama, que além de sua cabeleira também chamava muita atenção pelo enorme talento com a bola, é mais uma craque que nunca venceu a Libertadores da América. Sua melhor campanha na competição foi em 1994, pelo Junior Barranquilla, chegando até a semifinal.
6. Marcelo Salas
O chileno nuca conseguiu chegar até a final da competição. Foi eliminado, por exemplo, nas semifinais de 1996 (defendia a Universidad de Chile), 2004 e 2005 (River Plate).
7. Ronaldo Nazário
Não à toa ele é chamado de Fenômeno. Jogou demais.
No entanto, jamais ganhou a Libertadores e a Champions League. Escolhido três vezes o melhor jogador do mundo pela Fifa (1996/1997/2002), Ronaldo foi campeão do mundo com a seleção brasileira em 2002. Porém, no maior torneio sul-americano chegou, no máximo, até as oitavas de final – 1994 com o Cruzeiro e 2010 com o Corinthians.
8. Romário
Assim como Ronaldo, nunca foi campeão continental na América do Sul ou Europa. Melhor jogador do mundo em 1994 e principal referência do tetra da Seleção Brasileira, jogou as oitavas de final da Libertadores de 2001 com o Vasco da Gama.
9. Álvaro Recoba
O melhor desempenho do craque uruguaio foi em 2013, quando chegou até a fase de oitavas de final jogando pelo Nacional.
10. Rivaldo
Melhor jogador do planeta em 1999 e campeão mundial de 2002 com a Seleção Brasileira, Rivaldo conquistou quase todos os títulos que disputou, faltando apenas a Libertadores. Em 1995, pelo Palmeiras, chegou até as quartas de final, sendo essa sua melhor campanha na competição.
11. Mané Garrincha
Craque brasileiro que encantou o mundo inteiro com suas pernas trotas e dribles desconcertantes, chegou perto do título da Libertadores de 1963. Com o seu Botafogo, foi eliminado na semifinal pelo Santos, de Pelé.
Fonte: 90min