Agora é oficial. Grêmio, Inter e Juventude, a partir desta sexta-feira, já podem realizar jogos com torcedores ocupando 30% da capacidade de seus estádios. O decreto do governo do Rio Grande do Sul foi publicado na noite desta quinta-feira.
Algumas regras, porém, precisam ser seguidas. Serão obrigatórios, nesses grandes estádios, a presença de monitores (1 para cada 150 pessoas) para fiscalização do cumprimento dos protocolos de distanciamento e uso de máscara. O público precisa se manter sentado exclusivamente em locais com cadeiras. É preciso garantir distanciamento mínimo de 1 metro em todas as direções entre pessoas ou grupos de até três indivíduos.
Quem frequentar ou trabalhar nos locais deverá apresentar comprovante de vacinação oficial contra a Covid-19, que pode ser obtido no aplicativo Conecte SUS ou por outro meio comprobatório, como caderneta ou cartão de vacinação emitido pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) ou outro órgão governamental.
O Gabinete de Crise já está prevendo a realização de um jogo teste, dia 9 de outubro, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, que tem espaço híbrido, tanto com cadeiras como arquibancada, para testar e analisar protocolos adaptados a esses locais onde não é possível controlar o distanciamento de forma clara. No domingo, o Grêmio recebe o Sport, e o check-in, conforme ordem de prioridade, abre nesta sexta, a partir das 9h – a Arena pode receber cerca de 17 mil pessoas. No dia 10, tem Inter x Chapecoense, no Beira-Rio, e a expectativa é pela presença de 15 mil fãs, seguindo números estipulados pelas autoridades locais.
Cronograma para exigência do esquema vacinal completo:
• 40 anos ou mais: esquema vacinal completo a partir de 1º de outubro.
• 30 a 39 anos: primeira dose ou dose única de 1º a 31 de outubro e esquema vacinal completo a partir de 1º de novembro.
• 18 a 29 anos: primeira dose ou dose única de 1º de outubro a 30 de novembro e esquema vacinal completo a partir de 1º de dezembro.
Fonte: 90min