O Chrome experimenta, em sua versão beta, uma espécie de autenticação de dois fatores para compras online. Uma extensão incluída no padrão WebAuthn, destinada aos sites de venda, abre caminho para verificação de identidade por mecanismos complementares, como biometria e reconhecimento facial, para finalizar uma aquisição.
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O Secure Payment Confirmation (“Confirmação de pagamento seguro”, em português) é um complemento importante para elevar o nível de proteção de usuários que fazem compras online. Através dele, não só os dados do cartão seriam suficientes para fazer um pagamento, evitando o risco de aquisições indesejadas ou roubos pela internet.
Tecnicamente, isso livra o usuário de confirmações por senha — método que tem sido evitado por navegadores em geral. Sempre que uma compra estiver para ser finalizada, o navegador exigirá a verificação da identidade por mecanismos complementares, os conhecidos como FIDO Authentication (biometria, chave física com conexão USB, voz ou reconhecimento facial).
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Verificação é obrigatória em alguns lugares
Para o Google, a estreia do recurso é motivada pela necessidade de criar uma experiência de autenticação consistente, mas, em algumas regiões, isso é até lei. Na União Europeia, por exemplo, foi determinado que compras online precisam ser asseguradas por autenticação de dois fatores e, considerando a tendência atual, é provável que outros lugares também adotem padrões parecidos.
Considerando que a novidade atua nos bastidores de uma compra online, o usuário final não começará a tirar proveito dela logo de cara. Além disso, a autenticação ainda é um recurso exclusivo do Chrome 95, em fase beta, então agora é o período em que desenvolvedores experimentarão a ferramenta até o lançamento final.
O Chrome 94 saiu há pouco tempo, mas o ciclo de atualizações do Chrome agora é mensal. Portanto, é provável que a novidade para os pagamentos online seja disponibilizada para todos já na próxima atualização, dentro de algumas semanas.
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Fonte: Canaltech