Com a internet em rede, conectar aparelhos ficou muito mais fácil. Seja com cabos ou sem fio, a comodidade de uma rede é visível. Conectar o computador na sala, ou entrar na internet usando o celular no quarto, o uso do roteador garante um acesso muito mais democrático à web.
Mas configurar uma rede doméstica também exige cuidados, principalmente ao ser usada por muitas pessoas. Confira cinco dicas de como deixar a sua rede mais protegida.
1. Troque a senha padrão do roteador
ao instalar o aparelho em casa, é obrigatório mudar imediatamente o nome do usuário e a senha de acesso do roteador. Sem isso, o equipamento usará um nome padrão de fábrica, que facilita a descoberta do modelo por um possível cibercriminoso. Com esta informação, ele pode explorar as vulnerabilidades que já são conhecidas.
2. Use um firewall
Um firewall pode ajudar a impedir que hackers ou softwares mal-intencionados (como worms) obtenham acesso ao seu computador através de uma rede ou da Internet. Um firewall também pode ajudar a impedir o computador de enviar software mal-intencionado para outros computadores.
3. Mantenha todos os dispositivos atualizados e com antivírus
Os firewalls ajudam a impedir a entrada de worms e hackers, mas eles não são destinados a proteger contra vírus; portanto, você deve instalar e usar um software antivírus. Os vírus podem vir de anexos em mensagens de email, arquivos em CDs ou DVDs ou arquivos baixados da Internet. Verifique se o software antivírus está atualizado e definido para examinar o computador regularmente.
Confira o canal de Segurança Digital do Mundo Positivo
4. Não fique conectado como administrador da rede
Quando você está usando programas que exigem acesso à Internet, como um navegador da Web ou um programa de email, recomendamos que você faça logon com uma conta de usuário padrão em vez de uma conta de administrador. Isso porque muitos vírus e worms não podem ser armazenados e executados no computador, a menos que você esteja conectado como administrador.
LEIA MAIS
+ Já ouviu falar em backdoor? Entenda o que é a porta dos fundos de um computador
+ Como proteger sua webcam dos hackers
+ Quais são os tipos de vírus de computador?
5. Atualize o firmware
Fazer isso deve solucionar erros de segurança críticos e amplamente conhecidos. Na indústria da tecnologia, de um modo geral, um software desatualizado significa mais brechas, então a dica vale para absolutamente todos os seus dispositivos.