Títulos retroativos? Aparentemente, o Brasil ganhou um concorrente direito na América do Sul. Trata-se do Uruguai, que sagrou-se campeão dos Jogos Olímpicos de 1924 e 1928. Segundo informações do jornal português A Bola, a Fifa vai considerar esses títulos conquistados pela seleção uruguaia como Mundiais, ou seja, a Celeste irá ser considerada tetracampeã do Mundo.
Como na ocasião não existia a Copa do Mundo como conhecemos hoje, as Olimpíadas tinham muita importância, sobretudo no futebol uruguaio. À época, os times nacionais utilizavam seus principais jogadores no torneio. Além disso, outro fator corrobora para o reconhecimento da Celeste como tetracampeã: a organização. Diferentemente dos dias atuais, onde o Comitê Olímpico Internacional (COI) coordena tudo, a Fifa era quem planejava.
Para conquistar o Olimpo, o Uruguai precisou vencer a Suíça na grande decisão, em 1924, nos Jogos de Paris, por 3 a 0. Quatro anos mais tarde, a Celeste bateu ninguém menos que a rival Argentina, por 2 a 1, nos Jogos de Amsterdã. Os outros dois títulos do polêmico tetra foram conquistados em 1930 e 1950, em Copas do Mundo. Com a confirmação, os sul-americanos se juntam a Itália e Alemanha.
E você, torcedor, concorda com a decisão?
Fonte: 90min