A Nvidia anunciou o fim do suporte de seus drivers para uma série de versões do sistema operacional e também para um das mais antigas arquiteturas de GPU da empresa. A partir de outubro de 2021, o driver Game Ready não vai mais trazer novidades para usuários dos Windows 7, 8 e 8.1, assim como para as GPUs Kepler.
- MSI relança placa de vídeo de 2014 para tentar suprir demanda maior que oferta
- Nvidia deve reduzir produção da RTX 2060 para focar na família RTX 3000
- Lucro das fabricantes de placas de vídeo sobe 370% devido a preços inflacionados
O fim do suporte está previsto para outubro, ou seja, podem aparecer novidades como melhorias de desempenho, recursos e correções de bugs até o dia 30 de setembro. As placas da série Kepler estão nas séries GT 600 e GT 700 da NVIDIA, apesar de algumas entre elas rodarem arquiteturas ainda mais antigas, que já perderam o suporte há algum tempo.
Curiosamente, a MSI relançou recentemente um modelo da GT 730, que usa justamente a arquitetura Kepler, mesmo já sabendo que o suporte seria encerrado ainda este ano. A NVIDIA atualizou recentemente a página que informa o plano de atualização tanto das versões do Windows quanto de suas arquiteturas para informar a data exata, apenas, no dia 15 de junho.
–
Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
–
Além da GT 730, outras placas de vídeo que usam a arquitetura Kepler são a GTX 650, 660 e GTX 770, que juntas não somam 1% do hardware presente em jogadores da plataforma Steam, segundo pesquisa recente da loja de jogos. É verdade que a Steam Hardware Survey costuma informar com pouca precisão os modelos das placas de vídeo da NVIDIA, mas considerando que os gamers são provavelmente o grupo mais cuidadoso em relação a upgrades de hardware, o número não parece tão improvável.
Bom lembrar que a arquitetura Kepler foi lançada há nove anos. Ou seja, é hora de dar espaço para os desenvolvedores da NVIDIA trabalharem em correções e melhorias para versões mais recentes das placas da empresa.
Windows 7, 8 e 8.1 também entram na lista
Além da arquitetura de nove anos de existência, a NVIDIA também vai deixar de atualizar o Game Ready Driver para os Windows 7, 8 e 8.1. Destes, apenas o último ainda possui suporte da própria Microsoft, que planeja deixar de liberar atualizações de segurança ao final de janeiro de 2023.
Porém, novamente a porcentagem de usuários é pequena. Segundo o Steam Hardware Survey, quase 93% dos usuários da plataforma rodam hoje o Windows 10, e o Windows 7 é a segunda versão da Microsoft mais utilizada, com menos de 2%.
As atualizações de recursos serão encerradas em outubro, mas a NVIDIA informa que manterá updates de segurança críticos até setembro de 2024 tanto para GPUs Kepler quanto para as versões anteriores do Windows.
Trending no Canaltech:
- Variante lambda: o que é e por que ela preocupa a América do Sul?
- Cientistas convertem atividade cerebral de pássaros em sons; ouça!
- Xiaomi Brasil marca anúncio do Redmi Note 10 5G no país
- Como a China quer levar astronautas a Marte e firmar a presença humana por lá?
- Brasil tem primeira cidade a vacinar 100% da população adulta
Fonte: Canaltech