O headshot que não matou, um passe interceptado por um adversário que saiu do nada e a morte totalmente sem sentido são alguns dos problemas enfrentados pelos jogadores com lag nos games online. E esse é um problema que afeta desde as conexões mais básicas até as mais potentes.
- Estudo revela quais operadoras e cidades têm a internet mais rápida do Brasil
- Governo brasileiro anuncia US$ 2 bilhões em investimentos para inclusão digital
O mesmo acontece quando a conexão do usuário é boa, mas do seu competidor não, de forma que ele fique piscando por todo o mapa e atrapalhe o desenvolvimento da partida. Nos dois casos, isso torna a experiência muito frustrante, principalmente quando já se tem uma conexão boa.
Pensando nisso, o Canaltech separou algumas dicas de como diminuir o lag de jogos online.
–
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
–
10. Teste de velocidade
Ter um aplicativo ou acessar um site que meça a velocidade da internet é um primeiro passo para ver o status da conexão. Se o marcador mostrar a velocidade correta da rede, então o problema pode ser no seu computador, console ou até mesmo no próprio jogo. Caso esteja abaixo, continue vendo estas dicas para saber se será preciso contactar sua operadora.
9. Conecte-se via cabo
Se possível, conecte seus videogames e PCs diretamente ao roteador utilizando cabos. Isso garante uma conexão sem interferências externas e com mais estabilidade.
8. Prefira redes 5 GHz às 2.4GHz
Caso seus aparelhos não fiquem tão perto dos roteadores e não seja possível conectá-los via cabo (como é o caso dos celulares), o Wi-Fi será seu melhor amigo. O problema é que, na maioria das vezes, smartphones, smart TVs, assistentes virtuais e outros aparelhos que acessam a internet sem fio usam a mesma frequência. Isso causa um congestionamento na rede, deixando a conexão lenta.
Hoje, é mais comum que até roteadores fornecidos pelas próprias operadoras contem com duas frequências de rede – o mesmo para outros dispositivos de terceiros. Nesse caso, sempre use a frequência de 5 GHz. Ela tem um alcance menor, mas sofre menos interferências de outros aparelhos como telefones, micro-ondas e afins. O único problema é que notebooks e smartphones mais antigos não são compatíveis com ela.
Já a frequência de 2,44 GHz tem um alcance maior, mas sofre mais interferência e perde potência com a distância. Se você mora em apartamento, por exemplo, a rede ainda será congestionada por outros roteadores dos vizinhos. Fora que muitos headsets, teclados, mouses e outros aparelhos sem fio usam esta faixa para conexão
7. Verifique os aparelhos conectados
Muitos dispositivos contam com downloads automáticos de atualizações de aplicativos. Isso deixa a internet lenta no geral, afetando a performance em todos os dispositivos conectados ao roteador. Cancele ou espere os downloads serem concluídos para começar a jogar e também desative essa opção nos aparelhos.
6. Veja também os aplicativos em segundo plano
O mesmo vale para a máquina que você está jogando. Fique de olho se não há nada sendo baixado ou se algum software (aplicativo) de análise de sistema, como antivírus e tecnologias de limpeza, está operando na sua máquina. Muitas vezes ele não afeta a conexão da internet diretamente, mas sobrecarrega sua plataforma, deixando-a lenta.
- Saiba como desativar apps em segundo plano no Windows 10
- Desative apps em segundo plano para deixar o Windows ou o Android mais rápidos
5. Atualize o roteador, o computador e os softwares
Confira se seu roteador não precisa de alguma atualização de software ou firmware através de aplicativos e programas das fabricantes. Neles, é possível ver o tráfego da rede, quais dispositivos estão conectados e quanto de internet eles estão exigindo, permitindo até limitar ou bloquear o uso.
Tanto os softwares quanto os hardwares dos computadores, smartphones e consoles recebem updates para consertar problemas. Muitas vezes, uma peça ou programa sem sua versão mais recente pode conflitar com as demais, gerando problemas não só de conexão, mas até desempenho na execução dos jogos.
4. Reinicie o aparelho
Poucas pessoas têm o hábito de desligar um roteador no dia a dia – até mesmo viajam e deixam o aparelho ligado. Fazer esse processo manualmente ou através de apps “refresca” a conexão e muitas vezes elimina um problema que você sequer sabia que estava ali.
3. Escolha servidores locais ou mais próximo possível de você
Todo jogo online conta com inúmeros servidores espalhados pelo mundo. Quanto mais longe o servidor, mais lag e interferência ele irá sofrer. Imagine que cada movimento no jogo é uma carta, mas com entregas e respostas de milissegundos. Quanto mais longe o remetente, mais ela demora para chegar. E também demora mais para você recebê-la de volta.
Por isso, escolha sempre os servidores que não ficam tão longe. Por exemplo, se você joga no Brasil, conecte a servidores nacionais ou até da América do Sul – se houver -, evitando os serviços da América do Norte, Europa e Ásia.
2. Troque seu DNS
Servidores DNS (Domain Name System, ou sistema de nomes de domínios) são os responsáveis por localizar e traduzir para números IP os endereços dos sites que já visitamos. Porém, as configurações desses sistemas nas provedoras de internet vem por padrão, que não necessariamente irá combinar com seu uso.
Mudar os servidores para locais mais próximos (como citado no tópico anterior) diminui a latência de resposta das informações, otimizando a qualidade da conexão dos sites até os jogos online.
Servidor DNS: Veja como escolher o melhor para acelerar sua navegação
1. Exija seus direitos
Caso nenhuma das técnicas funcione, entre em contato com a sua operadora de internet. As vezes é preciso uma manutenção da fiação no local, na região e até trocar o aparelho fornecido pela própria empresa. Outro fator que pode estar estragando sua experiência online é de que não está sendo enviada para sua residência a velocidade correta. Em todos os casos, exija que a velocidade seja jus ao que você paga para receber.
Trending no Canaltech:
- Astrônomos encontram “cadáver” de um centro galáctico ativo; entenda
- Android ganhará 6 novos recursos nas próximas semanas; saiba quais são
- One UI 4.0 vaza e revela design Material You em celulares Samsung
- Mão robótica consegue se adaptar aos objetos sem a ajuda de sensores
- Esse filamento de teia cósmica é a maior estrutura em rotação vista no universo
Fonte: Canaltech