O Chrome parece testar um novo botão para embarcar a barra de ferramentas superior. Flagrado na versão 92 do canal Beta e encontrado em estado mais robusto na Chrome Canary 93, um “atalho da barra de tarefas” funciona de forma dinâmica, incorporando funções fixas ou alterando-as de acordo com a ferramenta mais acessada pelo utilizador.
- Chrome 91 chega com muitas novidades e capaz de melhorar a produtividade na web
- Qual a diferença do Google Chrome para o Chrome Canary?
- Google Chrome permitirá trocar senhas comprometidas em um só clique
Na versão Beta, mais próxima da final em termos de experimentação, o botão funciona de forma estática, assumindo a função de abrir uma nova guia ou um rápido “Compartilhar”. Até o momento, critérios para o encaminhamento distinto de cada um dos botões pareciam não existir, sendo assim, os indícios sugeriam ser um teste direcionado e implementado de forma aleatória.
O Chrome Canary 93, por sua vez, deu mais corpo à novidade. Nessa edição do navegador, o botão recebeu o nome de “Toolbar shortcut” (“Atalho da barra de ferramentas”, em tradução livre) e uma seção nas opções “Avançadas” no menu de configurações. De lá, o usuário pode escolher qual botão inserir na barra de tarefas, seja ele um atalho para abrir uma nova guia, compartilhar a página ou fazer uma pesquisa com voz, entre outras possibilidades.
–
CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
–
Ao que parece, a última opção permite que o Chrome altere a finalidade do botão de acordo com hábitos de uso do navegador. Você abre muitas abas no Chrome? Ele assumiria o “abrir nova guia”. Compartilha conteúdo com frequência? O botão se torna o “Compartilhar”. Pesquisas de voz são importantes? Pronto, ele vira um atalho para o microfone.
Logicamente, o recurso pode ser totalmente desabilitado para desafogar a barra de endereços, mas quem o ativar terá acesso mais rápido a alguma ferramenta de preferência. Na prática, o atalho da barra de ferramentas apenas poupa alguns cliques do usuário, então não espere mudanças drásticas na experiência com o navegador. Não está claro, também, se o propósito do botão poderia mudar sem aviso se os hábitos de navegação também mudarem.
Por ser uma versão de testes, o recurso ainda tem futuro incerto. Não se sabe quando o atalho chegará à versão final, tampouco se será introduzido da forma em que está. Para habilitá-lo na versão mais recente do Chrome Canary, é preciso ativar duas ferramentas a partir do menu chrome://flags:
- adaptive button in top toolbar
- adaptive button in top toolbar customization
Para encontrá-las, basta inserir o nome na barra de pesquisas. Se ainda não estiverem disponíveis, é bom verificar se há atualizações do Chrome Canary pendentes na Play Store — e se tiver, faça-o. Depois disso, reinicie o navegador e tente encontrar a novidade no menu flags novamente.
Trending no Canaltech:
- O céu (não) é o limite | Cadáver espacial, fotos do rover chinês em Marte e mais
- Quanto custa assinar todos os streamings no Brasil?
- Review Poco F3 | O premium barato que surpreende pela qualidade geral
- Cientistas imprimem tecido de fígado humano em desafio da NASA
- Os 10 filmes mais pirateados da semana (13/06/2021)
Fonte: Canaltech