O príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II, faleceu aos 99 anos, em 9 de abril de 2021. A notícia foi confirmada pelo Palácio de Buckingham.
A declaração oficial da realeza britânica não especificou a causa da morte do duque de Edimburgo.
“É com profunda tristeza que sua majestade, a Rainha, anuncia a morte de seu amado marido, sua alteza real, o príncipe Philip, duque de Edimburgo”, começa a declaração, divulgada por Manori Ravindran, da Variety.
“Sua alteza real faleceu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor. Novos anúncios serão feitos oportunamente. A família real se junta a pessoas de todo o mundo no luto pela sua perda”, continua o comunicado oficial.
O príncipe Philip estava com saúde fraca antes de ter falecido e chegou a ser hospitalizado em 16 de fevereiro de 2021. Ele permaneceu internado por um mês, tendo recebido alta em 16 de março.
Philip e a rainha Elizabeth são casados desde 1947. Ele nasceu na Grécia, filho do príncipe Andrew da Grécia e Dinamarca e da princesa Alice de Battenberg. Sua família foi exilada quando ele era ainda jovem.
Depois de receber sua educação na França e Alemanha, Philip se juntou à marinha britânica em 1939.
Ele abandonou seus títulos da realeza grega e da Dinamarca e se naturalizou britânico, a fim de casar com a rainha Elizabeth.
Recentemente, o príncipe Philip foi interpretado por dois atores diferentes na série The Crown, da Netflix. Nas duas primeiras temporadas, ele foi vivido por Matt Smith. Já na terceira e quarta, Tobias Menzies assumiu o papel.
The Crown na Netflix
The Crown está confirmada para acabar na sexta temporada na Netflix. Uma informação confirmada é que o elenco será modificado a partir do quinto ano.
Como foi explicado no planejamento da plataforma, as duas temporadas finais de The Crown pegam a história da Rainha Elizabeth II na terceira idade. Porém, o seriado não deve chegar ao presente.
Além de Olivia Colman como protagonista, o elenco das terceira e quarta temporadas de The Crown conta com Tobias Menzies (Outlander, Game of Thrones) como o Príncipe Phillip, Erin Doherty (Call The Midwife) como a Princesa Anne, filha da Rainha Elizabeth e do Príncipe Philip, Josh O’Connor (Cinderela) como o Príncipe Charles na adolescência, Helena Bonham-Carter sendo a princesa Margaret, Ben Daniels (House of Cards) como o Lorde Snowden, fotógrafo britânico que se apaixonou por Margaret, e Charles Dance é Lord Mountbatten, o tio preferido do Príncipe Charles.
Na quarta temporada, Gillian Anderson, de Sex Education, aparece ainda como Margaret Thatcher.
“Esta série dramática segue a política, rivalidades e relacionamentos da rainha Elizabeth II, e os eventos que fizeram a história”, diz a sinopse de The Crown.
A quarta temporada de The Crown está disponível na Netflix.
Fonte: Observatório do Cinema