Campeonato Brasileiro

As emoções de um Brasileirão inesquecível

Publicidade



O campeonato brasileiro de 2020 foi de tirar o fôlego até a última rodada – Reprodução Internet

O Flamengo é o campeão do Campeonato Brasileiro da Série A de 2020. A conquista veio apenas na última rodada, com o empate sem gols entre Internacional e Corinthians no Beira-Rio. Mesmo a derrota para o São Paulo não foi capaz de tirar o título do time da Gávea

Esta foi a conclusão de um Brasileirão que teve de tudo. Para se ter uma ideia, esta foi a primeira vez que a diferença entre o primeiro e segundo lugar foi de apenas um ponto. Nas temporadas de 2009, 2010 e 2011, a diferença tinha sido de dois pontos. A competição foi tão acirrada que as apostas no bet365 Brasileirao foram mudando os seus odds até a última rodada.

Nesta edição, o Campeonato Brasileiro teve cinco líderes diferentes. Destaque para o São Paulo e Internacional, que comandaram a competição por 14 rodadas, mas não levaram o caneco. No Tricolor do Morumbi a decepção foi tão grande que a equipe já contratou um novo treinador, Crespo. Frustração também foi grande no Beira-Rio. A torcida colorada esperava o título que não vinha há 41 anos.

É, este Brasileirão ficará marcado na história. Outro dado curioso é que o Vasco liderou o torneio na quarta rodada e no fim acabou sendo rebaixado para a segunda divisão. Vale lembrar que o Flamengo assumiu a liderança apenas na penúltima rodada, com a vitória sobre o então líder Internacional.

Foi na última rodada que foi definido o último rebaixado para a Série B de 2021. O Vasco venceu o Goiás por 3 a 2, mas não conseguiu um saldo de gols necessário para escapar do descenso, porém a equipe de São Januário já entrou com pedido de anulação da partida com o Internacional no STJD, alegando erro de arbitragem. O torcedor vascaíno ainda sonha em permanecer na Série A com esta ação.

O Goiás já havia confirmado sua queda na penúltima rodada ao empatar sem gols com o Bragantino. O Coritiba foi rebaixado com duas rodadas de antecedência ao perder para o Santos. Os três se juntaram ao Botafogo, o lanterna do Brasileirão.

Já na parte superior da tabela além do campeão Flamengo e o vice Internacional, o Atlético-MG e o São Paulo se classificaram para a fase de grupos da Libertadores. Fluminense e Grêmio vão disputar a fase pré-Libertadores, com jogos eliminatórios valendo vaga na fase de grupos, porém o tricolor gaúcho ainda pode se classificar direto caso ganhe a final da Copa do Brasil.

 

Futebol e a pandemia

A pandemia do novo coronavírus bagunçou toda a competição, que foi obrigada a se adaptar com a nova realidade. Jogos tiveram que ser adiados e remarcados, jogadores tiveram que ficar de fora de pelo menos duas rodadas e uma série de restrições foram implantadas para dar continuidade e segurança ao torneio. Apesar de todas as adaptações, a competição conseguiu ser concluída na data prevista, 25 de fevereiro, e teve a aprovação de todas as torcidas que vibraram no melhor Brasileirão dos últimos tempos.

 

Surpresas e decepções

O Bragantino foi a grande surpresa deste Brasileirão. O time paulista retomou a posição de quinta força de São Paulo perdida no início dos anos 90 e confirmou a decima colocação na Série A. Os números surpreenderam, principalmente no returno quando o time fez a terceira melhor campanha, ficando atrás apenas do Internacional e Flamengo. A equipe ainda revelou o atacante Claudinho, artilheiro da competição com 18 gols ao lado do Luciano, do São Paulo. Nada mal para o primeiro ano na volta para a elite.

Quem também fez uma Série A em grande estilo foi o Fluminense. A equipe das Laranjeiras surpreendeu a todos com vitórias importantes diante de Flamengo, Internacional e Santos e confirmou a quinta melhor campanha do Brasileirão. Foram 18 vitórias em 38 partidas. Por pouco não conseguiu a vaga direta para Libertadores.

As decepções ficaram para as campanhas irregulares de Grêmio, Palmeiras e Santos. Os dois primeiros estão disputando a final da Copa do Brasil e o Peixe foi vice-campeão da Libertadores da América. Com o foco nestas competições, o Brasileirão acabou ficando em segundo plano, o que resultou nestas campanhas inexpressivas. O Tricolor Gaúcho terminou a competição em sexto lugar, o Verdão em sétimo e o Alvinegro praiano em oitavo.

 

A Série A em números

O Brasileirão 2020 terminou com 944 gols em 380 partidas, uma média de 2,48 por jogo. O Flamengo teve o melhor ataque com 68 gols marcados. O Internacional, a melhor defesa, com apenas 35 gols sofridos. O bicampeão brasileiro também teve mais vitórias, 21. Este também é o número de derrotas do Botafogo, equipe que mais perdeu na competição. O Grêmio foi o time que mais empatou, 17 jogos, e também foi o time que menos perdeu, 7 derrotas.

O São Paulo, que foi líder do Brasileirão por 14 rodadas, foi o time que ficou mais jogos sem perder, 17 partidas. O Goiás, além de rebaixado, foi a equipe mais amarelada da Série A com 114 cartões. O time que teve mais expulsões foi o Internacional com 8 cartões vermelhos.

Claudinho, do Bragantino, foi o artilheiro juntamente com Luciano do São Paulo com 18 gols. O campeão em assistências foi Arrascaeta, do Flamengo, com 7 passes precisos. Gabriel Barbosa, também do Flamengo, foi o que mais marcou de pênalti, com seis gols. Saulo Minero, do Ceará, foi o suplente artilheiro, com mais gols de um jogador vindo do banco de reservas, 4. Keno, do Atlético-MG, fez em duas oportunidades o “Hat-Trick”, marcando três gols em uma partida.