Há jogadores que mal começam suas carreiras e são apontados como futuras estrelas do esporte. No entanto, fatos inesperados, decisões erradas e/ou atitudes equivocadas fazem com que o status de “promessa” não seja confirmado. É o caso de oito atletas listados abaixo…
1. Bojan Krkic
Com 17 anos e 51 dias, se transformou no jogador mais jovem a marcar um gol com a camisa do Barcelona. Tinha um futuro promissor, mas contou com a “má sorte” de ser taxado de “novo Messi”. O nível do seu futebol decaiu, e hoje está sem clube.
2. Jesé Rodríguez
Foi a eterna promessa do Real Madrid. O atacante foi sucesso nas categorias inferiores, e a subida à equipe principal foi recheada de expectativas. Porém, foi prejudicado por lesões, e desde que saiu do clube teve pouca continuidade nos clubes. Atualmente, defende o Las Palmas.
3. Giovani dos Santos
Com 12 anos, chegou à “cantera” do Barcelona. Estreou na equipe principal culé em 2007, mas chamou a atenção por atos de indisciplina. Embora sua carreira não seja ruim, jamais conseguiu triunfar no Barça e na Europa. No momento, é jogador do América-MEX.
4. Emre Mor
É um claro exemplo de jogador com grandes condições e uma canhota poderosa. No entanto, ficou absolutamente em segundo plano. Vem jogando pelo Celta de Vigo, da Espanha, mas poderia estar brilhando.
5. Alen Halilovic
É outro que foi considerado o “novo Messi”. Comprado por 2,2 milhões de euros pelo Barcelona, o croata sempre se destacou pela velocidade e habilidade. No entanto, praticamente caiu no ostracismo ao não confirmar as expectativas. No momento, defende o Birmingham, da segunda divisão inglesa.
6. Arda Turan
Era destaque absoluto do Atlético de Madrid de Diego Simeone entre 2013 e 2015, tanto que acabou comprado pelo Barcelona. No Camp Nou, foi um mero coadjuvante, sem conseguir repetir o belo futebol de antigamente. Acabou emprestado ao Istanbul Basaksehir, da Turquia e, agora, defende o rival Galatasaray. Em 2019, foi condenado a dois anos e oito meses de prisão por porte ilegal de arma. No entanto, só será preso se cometer um crime dentro de um período de cinco anos.
7. Andrey Arshavin
O atacante russo encantou o planeta com jogadas maravilhosas, mas não sustentou o alto nível. Depois de passar pelo Arsenal, praticamente desapareceu, encerrando a carreira aos 36 anos, em 2019, defendendo o Kairat Almaty, do Cazaquistão.
8. Paulo Henrique Ganso
Para muitos, era melhor que Neymar quando surgiu fazendo chover com a camisa do Santos. Porém, teve um sério problema de joelho, e sua fama de “pouco interessado” o levou a percorrer um caminho bem diferente daquele que era projetado. Embora tenha defendido clubes importantes, como Sevilla e São Paulo (atualmente está no Fluminense), ficou devendo, e muito, àqueles que o enxergavam como uma joia rara.
Fonte: 90min