O streaming nacional cresceu de forma significativa ao longo dos últimos anos e grandes nomes e novas parcerias prometem um futuro ainda mais promissor para esse mercado que não para de conquistar entusiastas.
Brasil é um dos maiores no streaming de videogames
De acordo com uma análise recente da empresa Comscore, o Brasil já se consagrou como o segundo país que mais consome streaming de games da Twitch, principal plataforma do meio.
São mais de 140 milhões de usuários espalhados por todas as regiões e o número expressivo faz com que o país fique atrás apenas dos Estados Unidos em relação a quantidade de fãs.
Ainda segundo dados da companhia, os brasileiros gastam quase 10 horas por mês no aplicativo de streaming da gigante Amazon, o que faz com que o país seja o único da América Latina entre os cinco primeiros colocados em número de horas online.
A maior parte do público que assiste Twitch no país tem até 24 anos e mais de 84% são do gênero masculino. Além disso, os homens gastam mais tempo na internet procurando sobre jogos de videogame, com quase 89% a mais de tempo gasto em média por visitante.
Ainda assim, o público feminino está em franca ascensão. Atualmente, as mulheres já representam cerca de 49% dos jogadores nacionais e gastam cerca de 35% a mais de tempo que os homens em games online.
A Twitch, inclusive, tem um alcance amplo com o público feminino nacional. A pesquisa da Comscore revelou que a plataforma de streaming está entre as cinco empresas de jogos mais acessadas pelas usuárias brasileiras.
Muitos motivos para o crescimento explosivo
Um dos principais motivos para o sucesso do streaming de games no país é o fato de que é possível acompanhar as transmissões de qualquer dispositivo conectado à internet, com o smartphone sendo um dos principais meios utilizados pelos entusiastas brasileiros.
Aliás, os brasileiros gostam muito de utilizar o streaming como “segunda tela” enquanto realizam outras atividades. Segundo dados da renomada Pesquisa Game Brasil 2020, as atividades preferidas dos usuários enquanto assistem streams são navegar na internet (38%), escutar música (40%) e assistir à televisão (41,8%).
Grandes parcerias também têm feito com que o streaming nacional cresça. A colaboração da Furia com a PokerStars é uma das mais promissoras, especialmente considerando a chegada de Dani Feitosa e Vitor Fernandes para as transmissões.
Eleita pelo site Mundo Poker como a “Melhor Streamer Mulher de 2020”, Feitosa foi a grande campeã do Ladies Event do BSOP Rio Quente 2019 e pretende se juntar à streamer Lali Tournier para garantir transmissões repletas de informação e entretenimento na Twitch.
Já Fernandes transmitirá sozinho e apresentará um número ainda maior de fãs e entusiastas para sua comunidade construída em torno dos rápidos e acirrados microstakes, que permitem que qualquer jogador comece a jogar e cresça de forma significativa.
Outro streamer que inovou em relação a parcerias foi Gustavo “Baiano”. Além de produzir conteúdo sobre League of Legends, um dos jogos mais populares do mundo, Baiano também começou a transmitir partidas de futebol.
A combinação inusitada tem dado certo e Baiano pretende se desenvolver cada vez mais como apresentador e introduzir conteúdos diversificados em seu canal.
Futuro do streaming de games é promissor
Diversos motivos fazem com que o futuro do setor seja cada vez mais promissor. Por exemplo, atualmente a maioria dos gamers no Brasil pertence às classes AB (46%) e C (43%), o que significa que há um potencial enorme de crescimento tanto nessas classes quanto em relação a outras parcelas da população.
Considerando o alto investimento em títulos próprios para smartphones, novos games de desenvolvedoras premiadas e até mesmo o lançamento de novas tecnologias de serviços de streaming de títulos, o crescimento nesses segmentos deve ocorrer já nos próximos anos.
Além disso, nem todos os gamers assistem streams e vice-versa, o que faz com que o aumento da intersecção entre esses públicos tenha enorme potencial.