28°C 15°C

São Paulo, SP

26°C 12°C

Curitiba, PR

28°C 15°C

Belo Horizonte, MG

30°C 16°C

Rio de Janeiro, RJ

29°C 15°C

Porto Alegre, RS

27°C 22°C

Salvador, BA

Quinta-feira, 22 de Março de 2018 - 19h07

Como se proteger do famoso 'Cavalo de Troia'

Publieditorial

Foto: Reprodução/Divulgação

 

Nas aulas de História Antiga, aprendemos que o Cavalo de Troia foi um presente dos gregos dado aos troianos, quando as duas nações estavam em guerra. Esta dádiva deveria simbolizar o fim do conflito, porém o que de fato aconteceu, foi que dentro do grande cavalo de madeira estavam soldados do exército adversário. Eles atacaram Troia e venceram a guerra.

 

No universo online, um Cavalo de Troia, ou simplesmente um Trojan, é um ariquivo malicioso que se esconde dentro de um programa de computador ou mesmo smartphone. Ele tem como finalidade abrir a porta do dispositivo para um hacker, fazendo com que ele tenha acesso ao conteúdo do computador, como documentos e senhas.

 

LEIA MAIS

WhatsApp terá ferramenta de alerta de spam
Cinco dicas de proteger o seu WhatsApp de hackers
Loapi: o vírus com poder de acabar com o seu celular
Saiba como proteger o número do seu CPF na internet

 

Presente surpresa

A maneira mais comum de ser infectado por um Cavalo de Troia é baixando conteúdo de sites, e-mails e WhatsApp, como por exemplo: jogos, fotos, aplicativos, músicas e vídeos. Aparentemente, os arquivos funcionam de modo normal, mas também executam outras funções sem que o usuário saiba.

 

A princípio, os trojans instalam keyloggers ou screenloggers (responsáveis por facilitar roubos de senhas e números de campos de dados, como o cartão de crédito) e também backdoors (que permitem o controle do PC e alteração de arquivos da máquina por hackers).

 

Nem gregos, nem troianos

A maneira mais eficaz de se proteger do Cavalo de Troia é instalando um antivírus no computador e no celular. Contudo, além de instalado, é preciso que ele esteja sempre atualizado.

 

E para quem navega em banda larga, é preciso também estar com firewall em dia (ele é uma barreira que impede acessos não autorizados ao computador).

 

Foto: Reprodução/McAfee

 

Tem alguma dúvida sobre segurança digital? Envie-nos um e-mail para: [email protected]

 

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.




publicidade:

publicidade:

publicidade: